Papo com Homi Kharas, secretário-executivo do Painel de Alto Nível para o Pós-2015

Por Luciano Frontelle, integrante da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicado@s (Renajoc), da Indonésia

Durante a 4ª Reunião do Painel de Alto Nível em Bali, Indonésia, João e Luciano tiveram a oportunidade de conversar um pouco com Homi Kharas onde apresentaram a Coalizão de Jovens para Pós-2015 e as diferentes consultas que estão sendo organizadas pela Coalizão em todo o Brasil.

O Sr. Kharas ficou bastante empolgado em saber da criação de tal coalizão no Brasil, principalmente por reconhecer o papel do país nos diferentes processos do Pós-2015, incluindo no Grupo Aberto de Trabalho para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Open Working Group). E recomendou que a coalizão comece a se estruturar para trabalhar junto ao governo brasileiro para garantir a implementação das novas metas de desenvolvimento no Brasil.

Durante a conversa, foi discutido a importancia de se criar mecanismos de controle social, e justamente de fortalecer este novo coletivo que está se formando para que possa atuar no monitoramento dos diferentes compromissos assumidos pelo governo Brasileiro, assim como para fiscalizar quantos destes compromissos serão traduzidos em novos programas, políticas e orçamentos no Brasil.

A conversa foi rápida, porém bastante interessante. Durante a Mesa de Juventude, que aconteceu logo em seguida, o Sr. Kharas mencionou a Coalizão Brasileira como exemplo de melhores práticas sobre o papel dos jovens no processo de definição e implementação da agenda de desenvolvimento do Pós-2015.

 

Evelyn Araripe é jornalista e educadora ambiental. Foi educomunicadora na Viração Educomunicação entre 2011 e 2014. Atualmente vive na Alemanha, onde é bolsista do programa German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders e administra o blog Ela é Quente, que conta as histórias de vida de mulheres que estão ajudando a combater os efeitos das Mudanças Climáticas ao redor do mundo.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *