Painel sobre Educação para a Comunicação

Jéssica Delcarro (ES), Eric Silva (SP), Rodrigo dos Santos (SP) e Saulo Fernandes (SP), da Renajoc

Experiência sobre criação de cineclube dentro de escola pública abriu o Painel sobre Educação para a comunicação, que aconteceu na tarde de ontem (26), durante o IV Encontro Brasileiro de Educomunicação. A professora Raquel Foresti compartilhou o processo de criação e fortalecimento do Cine Leoner. “Não tenho muita experiência na técnica de audiovisual, nas reuniões e discussão sobre o vídeo exibido, sempre aprendo com os alunos”, afirma.“Os alunos apropriaram-se desse espaço e se tornam capazes de trabalhar em suas próprias criações audiovisuais”, complementa Raquel.

Os bolsistas Paulo Ricardo de Carvalho do Rosário e Graciele Cardoso Lukasak, orientandos do Professor Fábio de Carvalho Messa, identificaram e analisaram algumas ocorrências semióticas presentes em sequências fotográficas realizadas nas comunidades de Ilha Rasa e Ilha das Peças, durante as atividades do Grupo PIBID Mídia-Educação nas Escolas da Ilhas de Guaraqueçaba (PR). Segundo o professor Fábio Messa, “ por meio desse trabalho identificamos os problemas que afetam as ilhas, que foram levantados e pontuados junto com os alunos da escola”.

Ainda durante o painel, o doutorando em comunicação e semiótica da PUC/SP Adriano Miranda Vasconcellos falou sobre a utilização de cenas de telenovela entre a mediação e a integração como forma de produção de conhecimento. A mestrada da ECA/USP Silvia Terezinha Torreglossa levantou uma reflexão sobre como a telenovela brasileira tem incluído em suas tramas cenas de apelo chamando-as de ação socioeducativa. “Cenas de telenovelas com finalidade educomunicativa expõem e materializam problemas sociais a partir de uma imagem espetacular e densamente midiatizada ao passo que se multiplica de forma espontânea nos meios digitais.

O fim do painel foi marcado com uma grande participação do público presente, por meio de uma intensa troca de experiências.

 

Reynaldoag

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *