Painel aborda Gestão da Comunicação em Espaço Públicos de Educação

Por: Reynaldo de Azevedo Gosmão (MG), da Renajoc e da Agência Jovem de Notícias

Projetos de lei, programas educomunicativos e suas perspectivas, politicas públicas, mercado de trabalho, entre outros temas foram apresentados no painel “Gestão da Comunicação em Espaço Públicos de Educação” do IV Encontro Brasileiro de Educomunicação, que contou com a participação de Silene de Araújo Lourenco, professora da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, Daniele Próspero, também da USP, Kelly Victor, do projeto Imprensa Jovem, Delcimar Bessa, do Grupo Mogi News de Comunicação e Marcelo Augusto da rede pública de ensino.

Durante todo o painel foi retratado a atualização da lei de educom, trazendo novas possibilidades de ampliar e respeitar as múltiplas linguagens como rádio, vídeos, textos e fotos. O destaque foi o projeto Nas Ondas do Rádio, que é realizado no município de São Paulo em escolas públicas de toda a cidade. Os participantes trouxeram também questionamentos sobre como o sistema público realiza os projetos e viabiliza as estruturas dentro das escolas. “Trabalhar o tema educomunicação é paradoxal e novo nas escolas, mas temos que mudar o modelo e sistema de escola” disse Silena de Araújo.

No mesmo espaço também foi apresentado o programa Mais Educação do Ministério da Educação, que tem como proposta promover mudanças no processo de ensino e aprendizagem melhorando o desempenho dos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB e que prevê a educomunicação como uma das atividades a serem exercida nas escolas.

Evelyn Araripe
Evelyn Araripe é jornalista e educadora ambiental. Foi educomunicadora na Viração Educomunicação entre 2011 e 2014. Atualmente vive na Alemanha, onde é bolsista do programa German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders e administra o blog Ela é Quente, que conta as histórias de vida de mulheres que estão ajudando a combater os efeitos das Mudanças Climáticas ao redor do mundo.

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *