ONG na Zona Norte de São Paulo faz do teatro uma oportunidade para os jovens mostrarem sua realidade

Os Promotores Juvenis

 

A ONG Mudança de Cena, localizada na zona norte de São Paulo, realiza um projeto em que os jovens expressam sua realidade por meio da arte. Em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD) – Ministério da Justiça, o trabalho, denominado de Os Promotores Juvenis, são um grupo de atores com 25 jovens moradores da região norte da cidade, com foco nos bairros do Jaçanã, Vila Guilherme, Santana e Jardim Brasil.

A ideia é seguir uma metodologia do Teatro Fórum, de Augusto Boal, que promove um debate ao vivo entre os jovens atores e as plateias sobre a realidade apresentada no palco. As peças são construídas a partir das histórias reais dos participantes e de pesquisas sobre vulnerabilidade social. O projeto pretende, por meio do teatro, promover o protagonismo e enfrentar a violência contra crianças e adolescentes nas periferias, visando alcançar os propósitos do Plano Nacional Juventude Viva.

“Todos os temas que geram dúvida, receio, sofrimento podem se transformar em teatro fórum. Sexualidade, drogas, violência policial, abuso e muitos outros”, conta Yara Toscano, coordenadora do projeto. “Acreditamos que não é segregando que vamos enfrentar os problemas da juventude, mas abrindo espaço, compartilhando dificuldades, conquistas e trabalhando juntos para encontrar caminhos coletivos de transformação”, completa.

Para conhecer o projeto, confira o vídeo dos Promotores Juvenis em Fortaleza:

 

Mais informações

Site: http://www.mudancadecena.org.br/

 

Coordenação Mudança de Cena – Yara Toscano

11 97062-6745

 

Assessoria de imprensa – Valéria Ignácio

11 99552-3199

val.pizzani@uol.com.br

 

 Da Redação | Imagem: Rodrigo Marcelo

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *