OFICINAS E FESTIVAL ATLAS DAS JUVENTUDES

Para marcar o lançamento do Atlas das Juventudes, dos dias 9 a 12 de junho acontece o Festival Atlas das Juventudes

O evento conta com atividades nas mais diversas linguagens, formatos e plataformas possibilitando a integração da comunidade científica, as organizações e as juventudes para a reflexão sobre as questões identificadas na pesquisa.

Durante 4 dias, o Festival Atlas das Juventudes contará com apresentações musicais, pocket shows, slam, debates, oficinas, mesas e conferências.

Online e gratuito, o festival entende a potência plural dos territórios que as diversas juventudes brasileiras estão inseridas e busca difundir pautas emergentes e urgentes para a construção de um futuro para a maior geração de jovens da história do país.

Para completar nossa programação, também será lançada a segunda onda da pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus.

Promovida pelo Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE), em parceria com a  Fundação Roberto Marinho, a UNESCO, a Rede Conhecimento Social, a Visão Mundial, o Mapa Educação, o Em Movimento e o Porvir, a mobilização durou de março a maio de 2021 e em 21 dias alcançou mais de 68 mil jovens em todos os estados do país. 

Em sua segunda edição, a pesquisa ouviu os jovens em quatro grandes temas: Saúde, Trabalho e Renda, Educação e Vida Pública.

Desafios e Oportunidades para a Inclusão produtiva dos jovens-potência na cidade de São Paulo

Como forma de dar visibilidade para evidências sólidas construídas no campo das juventudes, teremos na  plataforma o estudo Desafios e Oportunidades para a Inclusão produtiva dos jovens-potência na cidade de São Paulo, produzido pelo GOYN São Paulo, por meio de um levantamento de dados de diversas fontes, entrevistas com jovens-potência, empresas e organizações que trabalham com os tema de juventudes e empregabilidade.

O Global Opportunity Youth Network (GOYN) é um programa que trabalha com a inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade social pelo mundo, liderado pelo Instituto Aspen. Em São Paulo, é articulado pela United Way Brasil, e tem como parceiros Accenture, Instituto Aspen, CRS (Catholic Relief Services), GDI (Global Development Incubator), Prudential, Youth Build International, Fundação Arymax, Fundação Tide Setubal, Em Movimento, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Coca-Cola Brasil, Itaú: Educação e Trabalho e FIESP CIESP.

O programa trabalha com a abordagem de impacto coletivo, em que atores importantes de diferentes setores atuam juntos e de forma colaborativa para resolver um problema social de forma sistêmica, criando oportunidades econômicas para pelo menos 100 mil ‘jovens potência’ do município de São Paulo até o fim de 2030, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Sobre o Atlas

O Atlas das Juventudes é a plataforma de conteúdo mais completa e diversa sobre juventudes brasileiras de 15 a 29 anos.

A proposta é que ele seja uma plataforma de trabalho para as pessoas e organizações que atuam na formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas, estratégias, programas, projetos e iniciativas para os jovens no Brasil.

Atlas das Juventudes tem a missão de produzir, sistematizar e disseminar dados sobre as diversidades das juventudes, para que sejam feitos os investimentos adequados para ativar o potencial desta geração e das futuras e, consequentemente, permitir o seu pleno desenvolvimento, construindo caminhos para um futuro mais inclusivo e mais próspero.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *