Oficina: “Trabalho com adolescentes e jovens usuários de drogas” aproxima os participantes dessa temática

Oficina_Grupos_5_unnamed

Nos dias 02 e 03 de outubro, o NECA – Associação dos pesquisadores dos núcleos de estudos e pesquisa sobre a criança e o adolescente promoveu a oficina: “Trabalho com adolescentes e jovens usuários de drogas – Aproximações sobre a questão da adicção: o fenômeno, o indivíduo e os serviços e programas para usuários e dependentes de substâncias psicoativas”

Com 24 participantes (profissionais dos municípios de Limeira, Santos, São Paulo e Tremembé) a oficina possibilitou uma aproximação dessa temática que tem mobilizado a o poder público e a sociedade.

A partir de dinâmicas e de exposições dialogas, foi possível reconhecer o fenômeno, os conceitos e as teorias existentes sobre o uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas e refletir sobre os sentidos e desafios para execução de políticas públicas nessa área.

Segundo uma participante “(…) o  curso trouxe discussões  muito importantes no que diz respeito aos preconceitos, aos mitos, pressupostos que sempre agregam amplitude de visão.”  Na perspectiva de uma assistente social “(…) principalmente quanto ao diálogo com o adolescente em cumprimento da medida socioeducativa.”

O fundamental, na fala de uma orientadora social, foi que se discutiu  “Como compreender as diversas  formas diferenciadas de não ter preconceito  e sim entendimento sobre o assunto” e “Idéias e abordagens com os adolescentes”.

Segundo o coordenador da oficina do NECA, José Eduardo de Andrade, a mesma temática será apresentada em um Curso de Extensão – Trabalho com Adolescentes e Jovens usuários de drogas, promovido pela Faculdade Santa Lúcia em parceria com a Interfaces: Consultoria e Assessoria. O curso acontecerá nos dias 1º e 08 de novembro.

Para informações e inscrições: Faculdade Santa Lúcia – Rua Dr. Ulhôa Cintra, 351 – Centro Mogi Mirim – SP – Fone/Fax: (19) 3806-3996 / Fone/Fax: (19) 3806-3996 ou por e-mail.

carolina ellmann

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *