O ‘trem’ começou: Primeiro dia de atividades da Semana das Juventudes

Durante as atividades deste primeiro dia (9) da Semana das Juventudes, no Semiárido Mineiro, os adolescentes e jovens se reuniram para realizar um momento de integração, com danças circulares como Gôpala, Xanum, Pipoca e Peneirei Fubá, que propõem uma formação dinâmica e perpassa sobre o incentivo motivacional para o engajamento jovem, na importância de sermos fortes e flexíveis nas nossas ações cotidianas. As danças foram facilitadas por Neltinha Oliveira da Rede do Semiárido Mineiro e Reynaldo de Azevedo Gosmão da Rede Nacional de Adolescente e Jovens Comunicadores e Comunicadoras.

Logo depoia foram apresentados os oficineiros e os temas a serem trabalhados durante os dias de evento. Na oficina de Rádio será trabalhada a linguagem e suas especificidades desse meio, além de técnicas de locução, entrevista, entre outros elementos. Serão realizados exercícios de escuta radiofônica, análise crítica de campanhas educativas e a produção de spots e entrevistas pelos jovens. O resultado poderá ser apresentado no contexto da cidade.

Já a atividade de Serigrafia vai trabalhar as técnicas básicas de produção desta modalidade de gravura. Seus participantes serão capazes de produzir estampas para camisetas. A técnica é bastante simples.

Além disso, o encontro também contará com oficinas de Mídia Tática, uma maneira simples de chamar a atenção e expressar o que pensamos sobre nossa realidade; de Produção de Pôster; Teatro; Artesanato; Audiovisual; Aiteratura de Cordel e Comunicação para Mobilização Social, que pretende analisar as funções, características e estratégicas de comunicação nos processos de mobilização, bem como entender o mapeamento e classificação de públicos e a geração do vínculo de corresponsabilidade nos referidos processos.

Correspondentes: Silmara Aparecida dos Santos e Reynaldo de Azevedo Gosmão, do Virajovem Lavras e da Renajoc; Neltinha Oliveira dos Santos – Rede de Jovens Comunicadores do Semiárido Mineiro e Renajoc

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *