O que você trouxe do seu Estado para a 9ª CNDCA?


Na 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente que está se iniciando hoje, 11/07, foram entrevistados convidados e delegados que comentaram sobre a Conferência e o que trouxeram de seus estados para contribuir com a conferência.

O adolescente Joelson Soares, de 17 anos, representante do estado de Mato Grosso do Sul afirma que a 9ª Conferência evoluiu comparada com a 8ª, da qual participou. Ele apoia principalmente a ideia do protagonismo juvenil.

A catarinense Ana Peixoto, 16 anos, trouxe com seu grupo um presente sobre a Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), uma apresentação teatral mostrando a influência da criança. Ela observou existência de dificuldades de participar da vida política para pessoas que moram no interior em seu estado.

 

Já a delegada Viviane Sousa, 17 anos, do Acre, representa seu estado no G27, grupo de adolescentes de todo o Brasil participantes da Comissão Organizadora da 9ª CNDCA. Ela comentou que uma das propostas vindas do Acre é o incentivo aos jovens a ter mais participação nas Conferências.

Além dos delegados foram entrevistados os convidados George Lucas, 14 anos, e Leonardo Justino, 20 anos, de Fortaleza, que apresentarão danças folclóricas. Ingrid da Silva, 14 anos, e Clarice de Souza, 16 anos, do Rio de Janeiro, farão apresentações circenses. As entrevistadas do Rio de Janeiro declararam o desejo de conhecer a Presidenta Dilma Rousseff.

Todos os entrevistados deixaram claro que esperam que as propostas do plano decenal sejam concretizadas.

 

Texto por Andressa de Lima, 16 anos, AC, e Anderson Francisco, 17 anos, PB |fotos por Amanda Evelyn, 16, RO, da Cobertura Educomunicativa

 

Saiba mais:

O que é 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente?

Jovens

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *