O que está pegando?

Você já parou para reparar como as mesmas empresas dominam todos os meios de comunicação? Como um único aglomerado de comunicação comanda canais de TV, rádios, jornais e editoras de livros e revistas? Então, como falar de acesso e democratização da comunicação com tanta desigualdade nesse meio?

Pois é, essas foram algumas das inquietações e provocações que rolaram na roda de conversa “O que está pegando?”, sobre o cenário da Comunicação no Brasil e o que a juventude tem a ver com isso, durante o III Encontro Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicador@s. Para discutir o assunto, foram convidados Gésio Passos, do Intervozes, Vânia Correa, da Viração, e Alex Muniz, da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicador@s.

Gésio trouxe importantes observações sobre a participação popular nos meios de comunicação. Quase zero! E ainda que existam canais feitas pela participação popular – mas, com transmissão apenas na TV paga! – o acesso a estes canais ainda é complicado, para não dizer impossível. Por isso que é comum em sua cidade, por exemplo, você ver no canal público (feito pelo público!) transmitir programas de igrejas e socialites, por exemplo.

Vânia e Alex trouxeram bons exemplos de participação juvenil na discussão sobre as políticas de comunicação no Brasil. Alex contou a história da Articulação Vira Nordeste, por exemplo, que reúne adolescentes e jovens do nordeste brasileiro que contribuem com a Revista Viração e outros meios, inclusive a Agência Jovem de Notícias.

Se você ficou interessado em pesquisar mais sobre esse tema de acesso à comunicação, direto humano à comunicação e muito mais, segue a dica de alguns bons sites para você ficar afinado no assunto:

Comunicação Democrática

Intervozes

Direito a Comunicação

Campanha Banda Larga

 

Evelyn Araripe é jornalista e educadora ambiental. Foi educomunicadora na Viração Educomunicação entre 2011 e 2014. Atualmente vive na Alemanha, onde é bolsista do programa German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders e administra o blog Ela é Quente, que conta as histórias de vida de mulheres que estão ajudando a combater os efeitos das Mudanças Climáticas ao redor do mundo.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *