“O poder é de vocês!” – conversa com Capitão Planeta em Lima

Por Luciano Frontelle*, da Agência Jovem de Noticias

Capitão Planeta conversando com a equipe da agência jovem de notícias internacional na COY10.
Capitão Planeta conversando com a equipe da agência jovem de notícias internacional na COY10.

Gaia, “O espírito da Terra” não pode suportar por mais tempo a terrível destruição que assola o planeta, razão pela qual entregou cinco anéis mágicos para 5 jovens especiais. Esses poderes juntos, que são o poder de terra, fogo, vento, água e coração, criará o Capitão Planeta. Temos a honra de encontrá-lo aqui em Lima.

 

Capitão Planeta é um prazer fazer um entrevista com você. Diga-nos, por que está aqui em Lima?

Bem, como todos sabem, ou deveriam saber, em poucos dias terá início a COP20 e este é um dos momentos mais importantes para discutir as questões mais importantes, tais como eventos de mudanças climáticas, mitigação e adaptação. Eu estou aqui porque é um momento crucial em que o mundo tem a capacidade de mudar a sua maneira de ser e de ver as coisas, de parar por um segundo e fazer uma reflexão para tomar uma decisão ambiciosa, mas principalmente eles podem lutar para melhorar seu planeta. Lima é essencial: somente se houver um bom diálogo e participação ativa estaremos preparados para a cop21.

E o que você está fazendo aqui na COY10?

Minha presença no COY é muito importante porque é aqui que estão os jovens de todo o mundo. Eles fazem das suas ideias e experiências diferentes  as forças para encontrar uma maneira de mudar o mundo. Aqui eles podem falar claramente, compartilhar experiências próprias e podem construir uma rede forte para lutar juntos contra as alterações climáticas.

Qual é a sua expectativa, Capitão Planeta?

Bem, os jovens têm a inteligência que gera o seu poder: o poder do diálogo, escuta, lobbying, criatividade, ideias e soluções que, juntos, irão melhorar o estado do nosso planeta, em todo o mundo.

E qual é o seu objetivo?

Muitas vezes os jovens têm agendas diferentes e tem uma mensagem que eles querem dizer aos representates dos governos. E muitas vezes eles não conseguem alcançar seus objetivos de melhorar o plaeta porque estão sozinhos. Agora é hora dos jovens somarem suas forças e unirem seus poderes. Eu, Capitão Planeta, sou símbolo dessa união.

Você fala muito sobre os jovens e confia neles cegamente. Isso é verdade?

Sem os jovens, não há o Capitão Planeta. Capitão Planeta não é um ser de outro planeta ou um ser humano com super poderes: é o símbolo da “união dos poderes”. E eu só existo quando há a soma dos poderes dos jovens, ou seja,  todas as idéias e soluções que foram planejadas estrategicamente. Se os poderes estão divididos e jovens estão lutando sozinhos, cada um para o seu objetivo sem compartilhar e somar os seus pensamentos e poderes, Eu, Capitão Planeta, não existo. Então, claro,  é graças a eles que eu existo.

Você sempre passa a mensagem que o poder é nosso, o que quer dizer com isso?

Eu  tenho a intenção de substituir os jovens ou governantes? Não! Estou aqui para mudar o mundo com o meu cabelo verde? Não! Também não tenho super poderes para superar, sozinho, as mudanças climáticas! O poder que eu tenho é seu. Estou sempre lembrando as pessoas disso porque eu não quero criar confusão e fazer as pessoas me chamarem e ficarem sem fazer nada, esperando que eu faça tudo. E é por isso que eu digo: O poder é de vocês!

*Integrantes da delegação brasileira na COP20

Cobertura COP19

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *