O mundo pede pelo futuro do planeta

Por José Jara @josema923 e Denisse Peduzzi @denipeduzzi (Argentina)

Começou hoje em Paris a COP21, na qual líderes mundiais se reúnem para discutir o futuro da mudança climática. Desde o início da manhã, os jovens se aproximam para testemunhar as primeiras negociações desse processo que levará duas semanas.

A Conferência das Partes das Nações Unidas teve início esta manhã com a presença de 172 representantes do mundo. O objetivo de todos estes 11 dias de negociações será o de chegar a um acordo para reduzir as emissões que prejudicam o planeta.

Nos corredores da COP, estão os interessados no assunto, aqueles que vieram a Paris à espera de uma resposta. Conversamos com alguns jovens viajantes e eles nos contaram sobre suas expectativas:

Juan Diego, Equador, 27 anos:

“Espero que haja um acordo real entre os países e não apenas outra reunião que não chegue a soluções. Espero que haja expectativas realistas, em que os direitos dos povos indígenas e as florestas também sejam respeitados, especialmente em relação ao Equador. Os presidentes precisam estar cientes de nossa situação, que colocará em risco o futuro dos jovens. ”

Ambrioggio, Itália, 23 anos:

“Minhas expectativas para a COP21 são de que seja assinado um acordo, porque será um grande evento para o futuro do nosso planeta. Somos muitas pessoas que trabalham pela sustentabilidade e será muito triste se os Estados não chegarem a um acordo. Também acho que é uma grande oportunidade de conhecer outras pessoas que trabalham na sociedade civil e trocar ideias sobre nossos projetos sustentáveis. “

Digna, Estados Unidos, 17 anos:

“Espero que os Estados possam alcançar um novo acordo e cumprir suas responsabilidades. Estou contente pelo fato de os presidentes reconhecem que a mudança climática afeta toda a população e também por reconhecer sua culpa.
Eu nasci em Nova York, mas meus pais são de Honduras. É por isso que eu acho que os Estados Unidos, como um país desenvolvido, deve cumprir suas responsabilidades, e Honduras, um país que sofre tanto os efeitos das alterações climáticas, precisa dos países desenvolvidos para se adaptar.”

Aviral, Estados Unidos, 25 anos:

“Espero que a maioria dos países possa alcançar o objetivo de não deixar a temperatura global aumentar mais de 2°C. Acho que isso é tudo que os jovens estão esperando. Penso que todos, mas especialmente os povos indígenas, acreditam que este é um objetivo muito ambicioso, mas acho que é a melhor solução possível. “

A presença dos jovens na COP21 é notável, demonstrando um forte compromisso com o futuro do planeta e o interesse em um acordo favorável. O mundo quer uma mudança e os jovens levantam sua voz por ela.

Ver +

2 Comentários

  • Ótimo texto sobre alterações climaticas. Esses dias também li um outro texto sobre o flagelo da Sida e como abordar o assunto na sala de aula aqui:
    http://demonstre.com/aids-como-abordar-o-tema-em-sala-de-aula/

    Abraços e até ao próximo post!

    • Valeu, Joana! Se curtiu, compartilha nas redes sociais!

      Achamos que você também vai se interessar por esse outro texto da AJN que fala sobre os efeitos da pecuária ao meio ambiente: https://goo.gl/bPioTC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *