Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/agenciajovem/public_html/wp/wp-includes/class-wp-post-type.php on line 526
Não precisa ser “gente grande” para transformar o mundo. – Agência Jovem de Notícias

Não precisa ser “gente grande” para transformar o mundo.

Discutir questões ambientais também é papo de adolescente na Tenda Cazumbá da SBPC Jovem, em stand expositivo a Brigada Juvenil Ambiental do Coroadinho comunidade localizada na Cidade de São Luís – MA. Organizada por policiais voluntários da Policial Ambiental do Maranhão, a Brigada demonstra o importância de ser multiplicada a prática para a população jovem.

A Brigada Juvenil acontece dentro do Batalhão de Policia Ambiental, onde ocorre o processo inicial de sensibilização na temática. Lá, é trabalhada a teoria e desenvolvida a prática e após essa etapa os adolescentes são estimulados a se tornarem multiplicador em sua comunidade.

Em entrevista a dois dos adolescentes integrantes da Brigada Ambiental percebe-se o prazer que sentem em discutir a questão. Eles acreditam que cada pessoa em na sua ação individual, pode melhorar o mundo, mesmo com pequenas coisas, como ter uma árvore em casa não cortá-la, não possuir animais silvestres, nem mantê-los em cativeiro, não jogar lixo nas ruas e praias. O adolescente Jullyekem (13 anos) conta: “antigamente eu queria ter uma ‘baladeira’, prender passarinhos e criá-los dentro de gaiolas, mas hoje percebo que essa não é a melhor situação para os animais. Eu não gostaria de viver preso, por isso não quero mais ter passarinhos soltos, quero ver eles voando sobre as plantas, por isso não sou a favor de que vivam em gaiolas”. Julio Cesar também integrante da Brigada, ao ser questionado sobre como era sua vida antes de ingressar no projeto, dispara “Não dava importância a natureza, hoje vejo que a sustentação da humanidade vem da natureza e nós humanos estamos destruindo o que nos sustenta, isso é muito triste, por isso faço a minha parte e desejo que todos também contribuam nesse trabalho”.

A responsabilidade de pensar e agir em favor de um mundo melhor para todos, onde exista uma relação harmônica entre homem e natureza é de todos, não deve ser repassada apenas aos ativistas da causa ou aos governantes que pouco tem si movido em relação ao assunto, independente da faixa etária os seres humanos tem que pensar na preservação da natureza e na sustentabilidade de forma geral, não apenas como uma temática da atualidade, mas como prática presente em todas as suas ações do cotidiano.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *