Na aula com David Attenborough: participação ativa no tempo das mídias sociais

Por Chiara Zambelloni e Tommaso Orlandi, da Agenzia di Stampa Giovanile (AJN na Itália)
Traduzido por Juliane Cruz
Imagem por Giulia De Nadai

David Attenborough é um dos mais importantes comunicadores científicos do nosso tempo. Conhecido principalmente por seus programas de história natural na BBC, ele recentemente voltou sua atenção para a questão das mudanças climáticas. Por este motivo, ele foi convidado a participar da cerimônia de abertura da COP24, em Katowice, Polônia, no dia 3 de dezembro de 2018.

O conhecido jornalista britânico abriu seu discurso citando o preâmbulo da Carta das Nações Unidas: “Nós, o povo das Nações Unidas”. Ao fazer isso, ele destacou como essas palavras dão às pessoas o centro do palco e prometem dar voz a todas as pessoas que vivem em nosso planeta e são confrontadas com as conseqüências dos desastres induzidos pelo homem. “Neste momento, estamos enfrentando um desastre causado pelo homem em escala global. Nossa maior ameaça em milhares de anos: as mudanças climáticas”, afirmou Attenborough. E acrescentou: “Neste momento crucial, as Nações Unidas convidaram as pessoas do mundo para terem sua voz ouvida, dando-lhes um assento”.

Ele, então, apresentou a iniciativa “Take your Seat“. Ao usar as mídias sociais, milhões de pessoas puderam participar pela primeira vez da COP – um dos eventos mais importantes do nosso tempo – antes mesmo de começar e fazer sua voz ser ouvida. Através da hashtag #Takeyourseat, as pessoas comuns tiveram a oportunidade de enviar o vídeo em resposta à chamada de David. Ele convidou todos a compartilhar suas histórias e experiências como forma de influenciar as negociações e decisões tomadas na COP24.

Também tivemos a oportunidade de ouvir o que David tinha a dizer não apenas sobre a mudança climática, mas também sobre a importância da comunicação científica e das responsabilidades individuais. Attenborough convidou os líderes mundiais a serem mais conscientes do que está acontecendo fora das salas de conferência, onde as regras e os protocolos são frequentemente negociados sem pensar nos homens, mulheres e crianças que estão atualmente sofrendo com os impactos das mudanças climáticas. Ele também se direcionou a todas as pessoas como ele que estão na posição de usar a mídia e podem empregá-las para enviar mensagens poderosas em vez de triviais. Essas pessoas têm a responsabilidade de educar os céticos em relação à necessidade de uma mudança e de se tornarem testemunhas da verdade e da beleza extraordinária de nossa natureza ameaçada.

Depois do endereço do People’s Seat desta manhã, o bot ActNow foi lançado no Facebook Messenger como uma ferramenta para ajudar as pessoas a descobrirem ações simples do dia-a-dia que podem ser tomadas para reduzir o impacto da mudança climática. Como o senhor David diria: “Uma mudança é possível e não temos outra escolha além de agir!”

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *