Foto – Sergio Fernandes – ou 9 ou 80

Música, dança e teatro pro fim de semana

Hoje a gente compartilha duas dicas culturais pra você!

Grupo Esparrama abre inscrições para lives com escolas e oferece vasto material de apoio para aulas; Clarín Cia de Dança retrata a vida de pessoas que dançam nas periferias com o funk e o passinho. Saiba quando e onde acompanhar

De olho nas dicas culturais pra curtir o fim de semana com muita arte, a gente traz duas sugestões super legais, vem ver:

Grupo Esparrama recebe a Comunidade Cultural Quilombaque e o coletivo Colapso em série de lives

No próximo fim de semana, dias 07 e 08 de agosto de 2021, às 15:00, o Grupo Esparrama realiza lives da temporada “Conheça Outro Fim”, que vai até setembro com apresentações de literatura, audiovisual, dublagem, música, ilustração e outras expressões artísticas. E promove também bate-papos com pesquisadores e artistas que atuam com as infâncias.

As apresentações são gratuitas e serão transmitidas no Facebook do Grupo Esparrama (www.facebook.com/grupoesparrama) com tradução em Libras.

Na série de lives, o Grupo Esparrama recebe artistas de múltiplas linguagens para apresentar releituras poéticas de temas abordados em seu premiado espetáculo “FIM?”, como a necessidade de recuperar a natureza e a urgência em se pensar formas de consumo conscientes e sustentáveis, além de tratar do fim que pode se dar pela falta do encontro do ser humano com o seu outro, fruto da falta de diálogo, da ausência de afetos e da falta de empatia com a dor alheia.

Grupo Esparrama – Espetáculo FIM – Crédito Sissy Eiko

Na live de sábado, dia 07 de agosto de 2021, às 15:00, acontece uma conversa entre o Grupo Esparrama e a Comunidade Cultural Quilombaque, com ambos compartilhando experiências adquiridas nas práticas culturais e educativas que se tornam potências dos territórios onde atuam.

A Comunidade Cultural Quilombaque é um movimento político e étnico cultural regido pelos tambores. Uma organização sem fins lucrativos que surgiu em 2005, a partir da iniciativa de um grupo de jovens de Perus, bairro periférico da zona noroeste de São Paulo, que concentra os piores índices socioeconômicos e culturais, onde as maiores vítimas são os jovens.

Quem participa da conversa representando a Quilombaque é Valmir Sant’anna, que é ator, palhaço e articulador cultural, atuando com a arte educação com foco na infância, buscando o desenvolvimento do imaginário lúdico  da cultura afro-brasileira. E também Camila Cardoso, que dentro da comunidade coordena os projetos Museu Tekoa Jopo’i e  “Agência de Turismo Queixadas”, e é palhaça, produtora cultural, arte educadora, jongueira da Comunidade Jongo do Coreto e participa da Água de Chocalho, que atua com a infância e a ludicidade de crianças pretas, pobres e periféricas.

E no domingo (08 de agosto), às 15:00, a live acontece com a participação de Leonardo Souzza, que é cinegrafista, editor de vídeo, fotógrafo, artista visual e fundador do coletivo audiovisual Colapso, produtora audiovisual independente desde 2013, com foco em teatro e artistas independentes.

Além das lives artísticas, o Grupo Esparrama convida escolas e profissionais da educação para participarem de uma série de lives paradidáticas todas as quintas e sextas-feiras, de 05 de agosto até 23 de setembro, sempre às 15:00. Nesses dias, o espetáculo FIM? será transmitido na íntegra, com tradução em Libras, e após a apresentação haverá uma live com interação com o elenco. 

Podem participar estudantes e profissionais da educação e o Grupo Esparrama irá disponibilizar gratuitamente um material paradidático, com propostas que dialogam com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, da ONU, produzido em parceria com a educadora Laila Sala e a ilustradora Marina Silva.

SERVIÇO: “Conheça Outro Fim”

Com Grupo Esparrama e pessoas convidadas

Grátis – Classificação Livre 

Acessibilidade: Tradução em Libras

Onde assistir: Facebook do Grupo Esparrama – Link: www.facebook.com/grupoesparrama 

Horários: sábados e domingos, sempre às 15:00

Quando: 07 de agosto de 2021 – Participação: Quilombaque

Quando: 08 de agosto de 2021 – Participação: Colapso Produção – Audiovisual

Próximas atrações: 

Quando: 14 de agosto de 2021 – Participação: Mundo a Flora

Quando: 15 de agosto de 2021 – Participação: Melvin Santhana – Música

Quando: 21 de agosto de 2021 – Participação: Grupo Catarsis

Quando: 22 de agosto de 2021 – Participação: Sandro Gattone e Nilton Santos – Teatro de Animação

Quando: 28 de agosto de 2021 – Participação: a confirmar

Quando: 29 de agosto de 2021 – Participação: Marina Faria – ilustração

Quando: 04 de setembro de 2021 – Participação: Pepi da Silva – ilustração

Quando: 05 de setembro de 2021 – Participação: Bruta Flor Filmes – Audiovisual

Clarín Cia de Dança retrata a vida de pessoas que dançam nas periferias com o funk e o passinho

Embalado pelas letras do funk, o espetáculo transita pelas transformações do movimento e o surgimento do passinho, retratando como os movimentos culturais periféricos retratam o que vivem, passando pelas revoltas, os abismos sociais, mas também os desejos, os sonhos e a alegria no viver.

Foto – Sergio Fernandes – ou 9 ou 80

De 07 a 29 de agosto de 2021, a Clarín Cia de Dança realiza a temporada presencial do espetáculo “ou 9 ou 80”, com apresentações gratuitas em áreas externas (estacionamentos) de quatro teatros da cidade de São Paulo, respeitados todos os protocolos de segurança e higiene para a não propagação da COVID-19, como o distanciamento entre as pessoas, máscara e álcool em gel.

As primeiras apresentações da temporada, acontecem nos dias 07 e 08 de agosto de 2021 (sábado e domingo), às 16:00, no Teatro Paulo Eiró, que fica em Santo Amaro, São Paulo. Nos finais de semana seguintes, as apresentações acontecem no Teatro Alfredo Mesquita (Santana), Teatro Cacilda Becker (Lapa), Teatro Arthur Azevedo (Mooca).

Celebrando a cultura do funk, passando por suas transformações desde que surgiu como movimento até a chegada do passinho, o espetáculo “ou 9 ou 80” reflete sobre como os movimentos culturais periféricos retratam o que vivem, com letras que abordam temas comuns cotidianos, com suas revoltas, abismos sociais, desesperança, mas também vontades, alegria e muita criatividade.

O espetáculo traça um paralelo entre São Paulo e Rio de Janeiro, ao abordar as 9 mortes em um baile funk em Paraisópolis – SP e os 80 tiros no carro de uma família em Guadalupe – RJ, que resultaram na morte de um homem. Acontecimentos que são reflexos de ações desastrosas da Polícia Militar, tratamento comum dado às populações das grandes periferias.

SERVIÇO – Temporada do Espetáculo “ou 9 ou 80” Com Clarín Cia. de Dança

Duração: 50 min

Classificação Etária: LIVRE

Valor: Grátis – retirada de ingressos uma hora antes na bilheteria de cada um dos teatros

AGENDA COMPLETA: 

Quando: 07 e 08 de agosto de 2021 (sábado e domingo) – Horário: 16:00

Onde: Teatro Paulo Eiró – Endereço: Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro, São Paulo – SP, 04733-100 – Telefone: (11) 5686-8440

Quando: 14 e 15 de agosto de 2021 (sábado e domingo) – Horário: 16:00

Onde: Teatro Alfredo Mesquita – Endereço: Av. Santos Dumont, 1770 – Santana, São Paulo – SP, 02012-010 – Telefone. (11) 2221-3657

Quando: 21 e 22 de agosto de 2021 (sábado e domingo) – Horário: 16:00

Onde: Teatro Cacilda Becker – Endereço: R. Tito, 295 – Lapa –  São Paulo – SP , 05051-000 – Telefone (11) 3864-4513

Quando: 28 e 29 de agosto de 2021 (sábado e domingo) – Horário: 16:00

Onde: Teatro Arthur Azevedo – Endereço: Av. Paes de Barros, 955 – Mooca, São Paulo – SP, 03115-020 – Telefone: (11) 2604-5558

* Em caso de alteração na fase de restrições determinada pelo Governo do Estado de São Paulo, em razão da pandemia da COVID-19, as apresentações serão adaptadas para o formato on-line e o grupo fará um informe em suas redes sociais até um dia antes da data de cada apresentação. 

Mais informações sobre as atrações com a Assessoria de Imprensa:

Luciana Gandelini – Cel: (11) 99568-8773 – lucigandelini@gmail.com 

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *