Muitas expectativas registradas em jornal humano

Grupo de intervenções – Cobertura Educomunicativa | Imagem: Jefferson Luís Ramos da Silva (SP), adolescente comunicador em Brasília

No meio de toda a euforia para o início da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e dos Adolescentes (9ª CNDCA), nós, do grupo de intervenções da cobertura educomunicativa, nos reunimos e colocamos em prática nossos planos de trabalho: recepcionar de forma calorosa as delegações.

De início, alguns de nós distribuimos gostosos abraços grátis, quando também pudemos colocar o nosso jornal humano em prática, que continha várias perguntas sobre a conferência.

A gente se surpreendeu com as respostas. Realmente deu pra ver que essa galerinha não veio para brincar, mas sim para defender seus direitos.

Agradecemos a todos que participaram também das nossas rodas de integração e queríamos dizer que estão todos de parabéns. Realmente estamos curtindo muito.

Estas foram as perguntas que fizemos, e algumas das respostas que recebemos:

Qual sua expectativa pra essa conferência?

“Que mais do que propostas, opiniões e pensamentos, saiam daqui ações para que assim possamos efetivar e proteger os direitos das crianças e dos adolescentes.” (Darley Rodrigues-CE)

“Ter a voz daqueles que aqui não estão por serem vitimas de vulnerabilidade social.” (Elias-Maceió-AL)

“Somar conhecimento para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.” (Lucas  Santos –AC)

Defina com uma palavra essa conferência

Democracia; Igualdade; Participação Ativa; Conhecimento; Futuro; Oportunidade; Responsabilidade; Sucesso; Inclusão; Alegria; Direitos; Promoção; Avanço Nacional; Inovação; Transformação; Sustentabilidade; Igualdade; Construção; Valorização dos Direitos; Direitos Garantidos; Compromissos; Solidariedade; Oportunidade; Monitoramento; Busca de direitos; Ver o Respeito que Temos; Vez e Voz de Jovens; Compromisso; Respeito; Colocação;

O que você traz para a conferência?

Amor ao próximo e conhecimento; força; idealismo; força de vontade; companheirismo; respeito;persistência e coragem; disposição e “a conscientização para que todos que façam parte do sistema de garantia de direitos venham com comprometimento de garantir os direitos da criança e do adolescente”.

Pra você qual é a importância dessa conferência?

“Reforçar o poder de direito da criança” (Thamires Viera, BA)

“Reconhecimento de criança e adolescentes como sujeitos de direito, exercícios de democracia plena.” (Bruno Ribeiro, MG)

“Transformação para um Brasil melhor, para nossas crianças e adolescentes.” (Rodolfo Tavares – RS).

Pra você, qual é a importância da participação de crianças e adolescentes nessa conferência?

“Definitivamente é tudo, por ser o ator principal e reivindicar seus direitos”;

“Tomar decisões a respeito de politicas públicas de seus interesses”;

“Podemos falar por nós mesmos e reivindicar nossos direitos”;

“É importante para mostrarmos que nós, adolescentes, sabemos tratar desses assuntos e principalmente temos um ar novo para tudo isso”;

Saiba mais:

O que é 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente?

Jornalista, professor e educomunicador. Responsável pelos conteúdos da Agência Jovem de Notícias e Revista Viração.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *