Mudanças climáticas: a hora de agir é agora

SAVETHEDATE

Por Juliana Winkel, colaboradora da Agência Jovem de Noticias, direto de Roma

No próximo dia 23 de setembro, acontecerá em Nova York a Cúpula do Clima, evento extraordinário convocado pelo secretário-geral da ONU para incentivar os países a priorizarem o assunto, em direção à assinatura de novo Tratado Internacional em 2015. Embora não faça parte do processo oficial de negociação, a Cúpula sinaliza o reconhecimento oficial da ONU sobre a urgência do tema, além de oferecer mais um espaço de discussão e negociação entre os países.

Os governos de todo o mundo, lentamente, parecem estar se interessando pelo assunto, com o anúncio de pesquisas sobre novas fontes de energia e ações na direção de um modo de vida e de produção mais sustentável. Porém, as medidas tomadas até agora são insuficientes para frear o processo de aquecimento que trará mudanças drásticas ao clima do planeta e afetará a sobrevivência de milhões de pessoas, em todos os continentes, já nos próximos 50 anos.

Para mostrar que a população mundial está acompanhando as negociações e exigindo mudanças, milhares de pessoas se reunirão em uma ação global: a Mobilização Climática dos Povos. Em Nova Iorque, sede da Cúpula, está sendo programada a maior Marcha pelo Clima de todos os tempos – e em centenas de cidades do planeta, atividades como passeatas, bicicletadas, oficinas e espetáculos musicais irão pressionar os governantes a tomar as atitudes necessárias para livrar o mundo dos combustíveis fósseis, instituindo uma nova economia que garanta a vida das próximas gerações.

Junte sua voz à de milhares de pessoas pelo futuro de todos! Acesse o site da Mobilização Climática dos Povos para conferir os eventos na sua região ou para organizar um evento perto de você. E aproveite para assinar aqui a petição que será entregue durante a conferência, exigindo medidas para frear o aquecimento global.

A Viração está entre os promotores do evento em Roma, na Itália, e vai trazer informações sobre os principais lances dos próximos dias.

Cada um de nós conta para mudar o rumo da História. Participe!

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *