Movimentos sociais marcam presença na Parada Gay de São Paulo

Por Victoria Satiro, 16 anos, e Maria da Cruz, 17 anos, adolescentes comunicadoras

SÃO PAULO – Em meio a todo o movimento da 17ª Parada Gay, que acontece em São Paulo neste domingo, 02, a Agência Jovem de Notícias preparou uma matéria sobre a participação de grupos e coletivos em prol da causa LGBT, que lutam contra o preconceito.

A miss transexual de Presidente Prudente Alicia Zavieiro, de 23 anos, estava no carro da ABPCD e disse à reportagem que se sente muito honrada em representar seu município na parada e conta que é muito importante não só ela estar presente, mas todos os membros LGTBs de Presidente Prudente. Também conversamos com Solange Sousa, de 38 anos, que participa do trio há dois anos e é simpatizante. Ela relata que desde que o trio participa da parada, em Santo André o preconceito diminuiu e espera que isso aconteça no Brasil inteiro.

A jovem Vitória (não quis identificar seu sobrenome), de 17 anos, fala que faz parte do grupo de Skinheads e Punks da Paz Unidos Contra o Preconceito e acredita que a presença deles na parada é muito importante, pois muitos ainda acreditam que todos os membros dessa tribo têm preconceito contra diversos grupos sociais, mas que isso precisa mudar. Ela diz que seu grupo possui apenas uma visão política diferente dos demais e que não interfere na escolha sexual de ninguém e nem tem preconceito em relação à cor da pele.

A presença de famílias com crianças e simpatizantes na edição deste ano da parada foi grande, mostrando uma diminuição no preconceito, como conta a miss simpatia transexual Christinny Hislton “A presença dessas famílias representa o que eu não tive dentro de casa, porque ser homossexual  não é escolha e sim condição. E eu sofri muito preconceito dentro de casa e não quero que isso se repita (com outros)”.

Leia também:

Parada Gay: Figurinhos, a arte do protesto

Nova musa do movimento LGBT, Daniela Mercury agita participantes da Parada Gay

 

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *