Movimento de mulheres se mobiliza contra ameaças a direitos básicos na Rio+20

Movimentos de mulheres se mobilizam no Rio Centro, onde se reúnem os Chefes de Estado para a Rio+20, e também nas redes sociais, para denunciar a sistemática violação, tanto dos compromissos mínimos assumidos na Eco 92, quanto das discussões sobre o novo documento final a ser aprovado nesta sexta-feira (22). O documento deve orientar os países-membros da ONU nas políticas a serem adotadas por eles e que poderão ser cobrados pela sociedade civil nos próximos 20 anos.

E é na produção desse documento final, cujo rascunho foi fechado no último dia 19 por negociadores oficiais dos governos e diplomatas que receberam as cartas dos diversos segmentos presentes na Cúpula dos Povos, “onde o bicho está pegando”.

Desse rascunho, que será apresentado aos Chefes de Estado a partir de hoje (20), foi excluída da área “saúde da população”, por ação dos negociados do Vaticano e G77. A reivindicação da completa e efetiva implementação do Plano de Ação de Beijing (1994) que elevava os direitos sexuais e reprodutivos à categoria de direitos humanos e retirando dele as especificações em relação a jovens. Os direitos da população LGBT também sofre retaliações.

Também há fortes críticas quanto à retirada de metas de todo texto, o que dificultará o controle social deste documento nos próximos 20 anos, correndo o risco de virar mais uma Carta de boas intenções.

Amanhã, os segmentos farão pressão aos Chefes do Estado tentando a reinclusão dessas propostas. Você também pode colaborar fazendo parte da movimentação pelas redes sociais.

Por Maria Camila Florêncio, da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores (Renajoc)

Tá na mão:

Confira aqui a matéria cna íntegra. E acesse ainda o site da Articulação de Mulheres Brasileiras.

Jornalista, professor e educomunicador. Responsável pelos conteúdos da Agência Jovem de Notícias e Revista Viração.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *