Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/agenciajovem/public_html/wp/wp-includes/class-wp-post-type.php on line 526
Mostra de cinema promove conscientização ambiental – Agência Jovem de Notícias

Mostra de cinema promove conscientização ambiental

Uma das principais metas mundiais da atualidade é o desenvolvimento sustentável. Em 2016, a ONU lançou os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável para o mundo, conciliando direitos humanos, crescimento tecnológico e preservação do meio ambiente.

Essa é a proposta da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que chega esse ano a sua 6ª edição. Com entrada franca, a mostra acontece de 1 a 14 de junho, em 30 salas de São Paulo, e é considerado o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais.

Além da exibição gratuita de diversos filmes sobre meio ambiente e sustentabilidade, a fim de sensibilizar e educar o público sobre o tema, a Mostra conta também com debates e mediações.

“Acreditamos no poder de sensibilização e conscientização da arte. Os filmes oferecem uma imersão única nos desafios do mundo hoje; conseguem comunicar e mobilizar a população de uma maneira diferente do que a mídia ou a ciência”, afirma Chico Guariba, diretor da Ecofalante

Para Guariba, a Mostra Ecofalante permite que o público não apenas assista aos filmes, como entretenimento, mas que também discuta os temas coletivamente. “Quanto mais discussão conjunta das pessoas, maior é a capacidade da sociedade de resolver os problemas que enfrenta”, declara.

A ideia da mostra partiu da organização social Ecofalante, que começou como uma produtora de filmes independentes formada por cineastas, jornalistas e pessoas preocupadas com a questão socioambiental.

Ao fazer esses filmes, percebemos que havia uma grande produção mundial sobre essa temática, mas que não chegava ao Brasil. Assim, foi criada a Mostra Ecofalante, que desde o começo foi pensada não apenas como uma janela de exibição para esses filmes, mas um espaço de reflexão e debate envolvendo toda a sociedade”, explica Chico.

Documentário “Need for meet” será exibido na Mostra

Esse ano, o tema da Mostra é “Trabalho, Alimentação e Gastronomia”. A escolha do tema foi feita conforme a partir de uma análise da seleção de filmes dos principais festivais de cinema do mundo – cerca de 300 longas passaram por uma triagem e foram agrupados segundo os seus temas principais.“Em 2017, percebemos que trabalho e alimentação foram dois assuntos recorrentes nos filmes selecionados. São assuntos que julgamos de extrema relevância para a sociedade atual, e já vínhamos discutindo ‘indiretamente’ nas edições anteriores”, explica Guariba.

Além do tema principal, outros eixos como Cidades, Contaminação, Economia, Mudanças Climáticas e Povos & Lugares estão na programação.

 

Destaques da programação

Cena do filme “Corumbiara” sobre uma tribo indígena na Amazônia que será exibido na Mostra

Para o cenário brasileiro, a questão da floresta amazônica é latente. Entre os destaques da programação, está uma retrospectiva histórica da Amazônia sob a ótica do cinema brasileiro, que reúne obras premiadas do período de 1974 a 1991, realizadas por Hector Babenco, Carlos Diegues, Zelito Vianna, Gustavo Dahl, Hermano Penna e André Luiz Oliveira.

Além disso, dois concursos premiarão filmes com temáticas ambientais durante o evento. O primeiro, uma competição Latino Americana, exibirá 32 produções vencedoras representando Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, México e Uruguai. O segundo, é a 2ª edição do Concurso Curta Ecofalante, que premia filmes de estudantes universitários e de escolas técnicas de audiovisual. O objetivo é incentivar a produção de cinema na temática socioambiental.

Todas as sessões e debates serão gratuitos e ocorrerão nos seguintes cinemas de São Paulo: Cine Reserva Cultural, Cine Caixa Belas Artes, Livraria Cultura Bourbon Shopping, Fábricas de Cultura; e no Circuito SPCine: Centro Cultural São Paulo, Cine Olido, Centro Cultural Cidade Tiradentes, Biblioteca Roberto Santos e unidades dos CEUs (Centro Educacional Unificado).

Confira a programação completa no site.

Redatora e repórter na Agência Jovem de Notícias

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *