MIMUNEGRA – II Mostra Internacional da Mulher Negra homenageia Tia Ciata

A programação inicia com uma palestra da Dra. Helena Theodoro, que vai levantar reflexões das atitudes Tia Ciata numa época repleta de repressões e preconceitos. Em seguida, apresentação da Cia. Corpafro, depois seminário sobe como a questão racial está inserida nas políticas culturais e para encerrar, o espetáculo “Amas de Leite, Mães do Brasil” do diretor W. Santiago. A entrada é franca e as atividades começam às 15h e terminam às 22h do dia 18 de outubro de 2012.

Nesta edição, a MIMUNEGRA celebra a resistência da mulher afrobrasileira na cena teatral pela figura de Tia Ciata, considera uma importante influência no surgimento do samba carioca e da promoção da cultura negra na cidade. Da religiosidade aos quitutes dos tabuleiros da baiana, a força da ancestralidade em cenário, corpo e voz no palco do Teatro Gonzaguinha do Centro de Artes Calouste Gulbenkian (rua Benedito Hipólito, nº 125 – Centro).

O evento pretende estimular as produções independentes e abrir espaços para artistas, produtoras e diretoras a partir da temática da negritude brasileira. E em tom de festa e de celebração discutir o protagonismo do negro, e em especial da mulher negra, no mundo das artes. As atrizes e idealizadoras Iléa Ferraz, Débora Almeida e Jana Guinond conduzem a criação e elaboração da MIMUNEGRA. Uma produção que tem como linha mestra o compromisso de valorizar a contribuição do povo negro na construção da identidade nacional.

Quanto: Entrada Franca!

Apoio Institucional: ONU MULHERES
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Estimativa, Pérola Negra Produções e Burburinho Produções.

Mais informações: www.estimativa.org.br

Fonte Hip Hop Mulher

Ingrid Evangelista

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *