Mídia Cidadã recebe trabalhos sobre comunicação comunitária até 31 de maio

A 9ª Conferência Brasileira de Mídia Cidadã está com inscrições abertas para a submissão de trabalhos. Os interessados têm até o dia 31 de maio para enviar propostas em quatro modalidades: grupos de trabalho; mostra de vídeo cidadão; feira de experiências; e festival de artes.

Os grupos de trabalho incluem artigos científicos e relatos de experiência em comunicação e cidadania. O Mídia Cidadã aceita trabalhos que discutam a cidadania a partir da comunicação, como as práticas de jornalismo participativo e comunitário ou o debate sobre como a mídia contribui ou não para a cidadania. Também são aceitas discussões sobre a relação entre comunicação e educação ou mídia, política e democracia. Os artigos e relatos podem abordar ainda a participação da sociedade civil através de processos comunicativos, ativismo, consultas públicas e plataformas de deliberação.

Na modalidade mostra de vídeo são aceitas propostas em formato audiovisual ou apenas sonoro que sejam resultantes de atividade educativa ou de comunicação comunitária ou popular.

A feira de experiências é um espaço onde organizações e projetos laboratoriais universitários podem apresentar seus produtos de comunicação cidadã, tais como jornais e revistas impressos, sites, cartilhas, livros, exposição fotográfica, entre outros. Já o festival de artes é uma modalidade aberta para apresentações culturais em qualquer formato.

De acordo com o coordenador local do evento, professor Toni Vieira, o Mídia Cidadã 2013 se propõe a fazer a interlocução entre o mundo acadêmico, a sociedade civil e o universo dos profissionais do mercado, fomentando um canal de discussões acerca do direito universal à comunicação.

A 9ª Conferência de Mídia Cidadã será realizada em Curitiba, PR, na Universidade Federal do Paraná (UFPR) de 6 a 8 de agosto. O tema dessa edição são os Marcos Regulatórios da Comunicação na América Latina e contará com a participação de pesquisadores, estudantes, profissionais e ativistas de vários Estados do Brasil e de países vizinhos.

Mais informações e as normas completas para o envio de trabalhos podem ser acessadas no site www.midiacidada.ufpr.br.

 

 

Rafael

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *