Máquina Sustentável? Existe?

No dia 25 de Julho, uma oficina atiçou a curiosidade do público por aliar dois temas muito procurados: fotografia e reciclagem. A partir de uma técnica inglesa, os participantes confeccionaram uma máquina fotográfica utilizando materiais recicláveis por meio das orientações da estudante de ciências contábeis da universidade Federal do Maranhão (UFMA), Ingrid Amorim.

A técnica “PIN-HOLE” que foi usada foi feita há muitos anos por físicos europeus, com o objetivo de captar imagens, o que hoje é feito facilmente pelas modernas câmeras fotográficas. A máquina é confeccionada a partir de materiais alternativos como: filme, caixa de fósforos, tinta, fita isolante, estilete e agulha. Com estes objetos, as equipes foram distribuídas com o intuito de confeccionar a câmera fotográfica artesanal.

Nela “a foto é registrada no filme novo a partir de um processo físico-químico da captação dos raios solares. Basta tirar a capa por 5 segundos, e pronto. Depois é só mandar revelar, e pimba! Você tem uma foto”, explicou Ingrid.  Além de trabalhar a reciclagem, a oficina abordou assuntos como a conscientização e de como pequenos atos podem se transformar em uma grande experiência, afinal, o prazer de construir traz uma satisfação muito grande, como foi percebido nos participantes.

Depois das máquinas confeccionadas chega o momento mais esperado, tirar as fotos. Assim, os participantes saem animados pelos stands da SBPC a fotografar. As imagens da oficina serão exibidas em um mural, no Colégio Universitário (COLUN), na sexta-feira, 27, último dia do evento.

Texto: Victor Hugo (MA) | Imagem: Victor Hugo (MA), Jovem educomunicador em São Luis.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *