Mapa de atividades mostra eventos em comemoração ao dia da juventude

Mapa criado pelo movimento voluntário IYD Brasil tem por objetivo exibir atividades que serão realizadas entre os dias 12 a 26 de agosto em todos os estados do país

Por Manuela Manenti

O Dia Internacional da Juventude é comemorado dia 12 de agosto como resolução da Assembleia Geral da ONU de 1999, e traz como resposta, além da celebração, a função de abordar questões e problemas sociais relacionados à juventude de maneira global, além de exercer um importante papel de conscientização e mobilização.

O IYD Brasil é um movimento organizado por jovens voluntários que possuem como objetivo inspirar, apoiar e engajar jovens nas mais diversas atividades de impacto que se realizam em comemoração ao Dia Internacional da Juventude. Esse ano, o evento acontecerá entre os dias 12 a 26 de agosto e terá como tema: “Inovação Jovem para a Saúde Humana e do Planeta”.

O movimento cria um espaço coletivo para os jovens agirem, então são 15 dias em que jovens são convidados e encorajados a fazerem atividades que façam sentido para aquela comunidade, região, ou para aquele grupo de jovens. Nós damos todo o suporte para que jovens tirem uma ideia do papel, alavanquem seu projeto, ou arrisquem começar uma coisa nova. Nós vemos que quebramos muitas barreiras e não tem tamanho de atividade, não tem regra, nós temos um tema que guia as atividades, mas não tem um formato específico. Nós damos essa liberdade e esse espaço coletivo e colaborativo, e o fato de ter jovens do Brasil inteiro acaba criando um ambiente seguro, com jovens se apoiando, colaborando e fazendo coisas juntos.

Mariana Valle, co-fundadora do IYD Brasil

Em 2020, o projeto apoiou e divulgou mais de 1122 atividades e impactou mais de 100 mil jovens. Após essa significativa marca, se tornou o maior movimento pelo Dia da Juventude da atualidade, sendo reconhecido pela ONU e Unesco. A forma de atuação do movimento é bem diversa, se concretizando através de parcerias, suporte, comunicação, impacto e resultado. 

Ele desperta o potencial do jovem para a liderança, todo jovem tem potencial de liderar e realizar atividades de impacto, e alguns só precisam de um empurrão, de uma força, de uma oportunidade para colocar isso em prática. Então eu vejo o movimento do Dia da Juventude como esse espaço coletivo, como uma oportunidade para que jovens coloquem em prática esse papel de liderança e protagonismo para impacto social

Mariana Valle, co-fundadora do IYD Brasil

Através do site é possível ver as atividades que estarão disponíveis em sua cidade ou inscrever a sua (caso você esteja promovendo algum evento em algum estado do país). Também é possível se inscrever para fazer parte do time nacional do IYD Brasil, que recebe inscrições para 5 áreas de trabalho: parcerias, comunicação, gente, jurídico e embaixada.

Para apoiar o projeto, se tornar embaixador (voluntários que atuam como representantes do movimento em suas regiões e estados) ou se tornar “fazedor” (voluntários que atuam na janela de eventos entre os dias 12 a 26 de agosto) é necessário preencher os formulários que se encontram no site do projeto e aguardar contato.

INSCREVA SUA ATIVIDADE E FAÇA PARTE DESSA MOBILIZAÇÃO GLOBAL!
Divulgação IYD Brasil

A Agência Jovem se soma a essa articulação e publicará, ao longo do mês de agosto, uma série de conteúdos produzidos por jovens da nossa rede abordando alguns dos temas elencados para discussão do Agosto da Juventude 2021. Acompanhe aqui no site e nas redes sociais!

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *