Manual de saúde mental vai auxiliar profissionais de saúde no tratamento de DST e aids

Foi lançado, na manhã desta quarta (29), o manual de Atenção em Saúde Mental nos Serviços Especializados em DST/Aids. A publicação, elaborada pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, tem por objetivo orientar os profissionais de saúde que atendem pessoas com doenças sexualmente transmissíveis, HIV e aids. A ideia é focar no tratamento psicológico desses pacientes.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, o livro vai ajudar a oferecer um tratamento completo a quem busca auxílio nos serviços de saúde. “O manual é para orientar os profissionais sobre como abordar essa pessoa que vive com HIV/aids e que está sob tratamento para que ela tenha mais conforto psicológico, sofra menos e consiga viver com mais qualidade à sua vida”, apresenta.

Barbosa chamou a atenção ainda para a importância da criação de laços de confiança e respeito entre profissionais de saúde e os pacientes. “Eu creio que, além do conhecimento técnico, que é importante, sobre o vírus, sobre os antirretrovirais e sobre a condição clínica, desenvolver uma relação, uma conexão com aquela pessoa, ajuda muito na confiança que precisa ser estabelecida”, complementa.

O manual de Atenção em Saúde Mental nos Serviços Especializados em DST/Aids está disponível aqui.

Rafael Stemberg (SP), da Cobertura Jovem em São Paulo | Imagem: Guilherme Kardel, Ministério da Saúde

Jornalista, professor e educomunicador. Responsável pelos conteúdos da Agência Jovem de Notícias e Revista Viração.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *