M0nabot: um robô que monitora Projetos de Lei da causa LGBTQIA+

O bot monitora projetos em tramitação nas Assembleias Legislativas de todo o país e espalha informação no Twitter e no Instagram

Por Redação AJN

Acompanhar a tramitação de projetos de lei e a implementação de políticas públicas pode ser um tanto difícil, pois nem sempre essas informações são sistematizadas para ser encontradas de forma rápida e eficiente.

Pensando em facilitar o acesso e verificar a atuação de deputados e deputadas brasileiras diante das necessidades da população LGBTQIA+, o jornalista Caio Budel, o publicitário Pierre Michel e o programador Sandro Motyl uniram ideias e criaram o M0nabot – 1º bot brasileiro a monitorar diariamente a tramitação de Projetos de Lei da causa LGBTQIA+ nas Assembleias Legislativas. 

Caio Budel falou sobre a iniciativa para o site Observatório DH:

A ideia pro M0na surgiu de um anseio meu e do meu namorado, Pierre, que também é do time criador, de fazer algum projeto que agregasse para a comunidade LGBTQIA+. Um dia, discutindo sobre como a comunidade é pouco engajada politicamente no Brasil, surgiu a ideia de um bot que compilasse projeto de lei da causa em tramitação para facilitar, justamente, que mais pessoas da comunidade criassem o interesse em acompanhar estas iniciativas

O robô foi lançado no mês do orgulho LGBTQIA+, monitora diariamente o andamento de projetos legislativos de todos os estados e informa seus seguidores através de suas páginas no Twitter e no Instagram. Em breve, o M0nabot vai monitorar também o que acontece na Câmara Federal e no Senado.

No Twitter, o M0nabot explica detalhes sobre algumas propostas em tramitação:

No Instagram, os conteúdos também passam por comentários e divulgação de notícias e dicas culturais:

View this post on Instagram

Você conhece a história de Harvey Milk? Ele foi o primeiro homem assumidamente gay a se eleger para um cargo político nos Estados Unidos – mais especificamente em São Francisco, Califórnia, na década de 1970. Se compararmos com o Brasil, o cargo dele era semelhante ao de um vereador. ⠀ Ele entrou na política para dar voz à comunidade LGBTQIA+ e, com suas ações, acabou se tornando um importante símbolo de luta e resistência em sua cidade, hoje considerada uma das mais receptivas com a comunidade nos EUA. Apesar de ‘Milk – A Voz da Igualdade’ ser uma obra que não detalha tantos pontos da vida de Harvey, é uma peça interessante para pensarmos sobre a importância de representatividade na política. ⠀ Para quem se interessar pela história, pode se aprofundar mais no livro ‘The Mayor of Castro Street’, que se traz à luz diversas nuances da história de Milk e, também, do momento de transformação em que ele viveu. O documentário ‘The Times of Harvey Milk’, de 1984, também é uma ótima opção para quem quiser assistir – mas este é um pouco mais difícil de achar online. Já a indicação ‘Milk – A Voz da Igualdade’ é encontrada com mais facilidade na internet (está disponível, inclusive, no Telecine). #M0nabot ⠀ . #PraCegoVer tela de fundo laranja, com o título “MILK – A VOZ DA IGUALDADE”, em branco, no canto superior direito. Abaixo e mais à esquerda, uma fotografia do ator Sean Penn, intérprete do político e ativista Harvey Milk. A imagem ainda conta com o complemento textual “a história do primeiro homem assumidamente gay a se eleger para um cargo político na Califórnia”, também na cor branca. Ao arrastar para o lado, temos uma fotografia de Harvey Milk.

A post shared by M0na Bot 🏳️‍🌈 (@m0nabot) on

Quer acompanhar o M0nabot? Siga no Twitter e no Instagram.

Com informações de Observatório DH

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *