Live: Juventude e mercado de trabalho

Conversa aconteceu durante a 1ª Semana Nacional de Envolvimento Juvenil, mediada pelo Movimento Escoteiro, reunindo profissionais de diversos projetos relacionados ao tema

Por Redação AJN

Juventude e mercado de trabalho. Um tema complexo e cheio de nuances, principalmente quando olhamos para o quadro brasileiro. Conversar sobre esse tema e conhecer as possibilidades é essencial para que as juventudes do Brasil. No mês em que se celebrou o dia Mundial da Juventude, os Escoteiros do Brasil promoveram a 1ª Semana Nacional de Envolvimento Juvenil, em parceria com o IYD Brasil, reunindo profissionais que atuam diretamente com a juventude em uma série de lives que abordaram diversos assuntos. 

No dia 13 de agosto, o tema foi Juventude e mercado de trabalho. A Viração Educom marcou presença no evento, com a participação de Luiza Gianesella, à frente do projeto Chama na Solução, que trabalha empreendedorismo juvenil de impacto social voltado para jovens em diferentes situações de vulnerabilidade.

Nessa live, Luiza conversou com Renata Leal, que representou o Youth Voices Brasil, iniciativa independente apoiada pelo Banco Mundial no Brasil e Y2Y que pauta empregabilidade da juventude brasileira, e com José Peixoto, falando pela Brasil Jr, que incentiva a educação empreendedora e a formação de negócios por estudantes universitários.

As juventudes enfrentam grandes desafios para ter acesso à educação e emprego – muitas vezes tendo que escolher entre continuar a trajetória estudantil ou assumir subempregos para garantir sobrevivência. Em sua fala, Luiza destacou a complexidade desse cenário da empregabilidade juvenil tanto no Brasil quanto em outros países, levando em conta marcadores como raça e gênero, agravado em 2020 pela pandemia de Covid-19.

Assista a live Juventude e Mercado de Trabalho na íntegra:

A 1ª Semana Nacional de Envolvimento Juvenil gerou aproximadamente 7 horas de atividades sobre temas como impacto social, desenvolvimento institucional, mercado de trabalho, adultos no Movimento Escoteiro, Política Mundial de Envolvimento Juvenil e o lançamento do Banco de Oportunidades. Confira cada um dos vídeos, além das cerimônias de abertura e encerramento, na playlist do evento em http://bit.ly/snej2020videos

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *