Registro do encontro. Arquivo pessoal.

Juventudes e Rio+30

Encontro da juventude paulistana com o secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro

Esse ano ocorrerá a Rio+30, um evento global para discutir desenvolvimento sustentável nas cidades. Os jovens brasileiros estão engajados e querem participar! Mas qual é o nosso papel neste debate?

Por Amanda da Cruz Costa

Oláaaa minha lindeza climática, beleza? 🙂

Estamos vivendo uma emergência do clima e não podemos perder tempo nas ações para cuidar do nosso planeta! 

Foi com esse sentimento de urgência que parte dos jovens ativistas de São Paulo e o Eduardo Cavaliere, Secretário de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro, se encontraram no último sábado (08 de janeiro), com o objetivo de pensar em caminhos coletivos de mobilização, articulação e engajamento para a RIO+30.

Registro do encontro. Arquivo pessoal.

Mas pera, vamos com calma… Você sabe o que é a Rio+30?

A Rio+30 é uma conferência que celebra os 30 anos da Rio 92, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que reuniu os países membros da ONU com o intuito de debater os problemas ambientais mundiais.

Saiba mais: Dia Nacional da Educação Ambiental.

Contudo, esse ano a Rio+30 terá um foco em cidades, olhando para a paradiplomacia. Eu particularmente achei bom, pois seria uma vergonha imeeeensa ter um governo federal marcado pelo negacionismo climático, genocídio e ecocídio, “tentando” mobilizar as lideranças mundiais para pensar em estratégias de desenvolvimento sustentável.

Nosso planeta olhando para o presidente Bolsonaro:

É uma triste realidade, mas é a nossa realidade. Podemos ficar frustrados e cabisbaixos ou podemos pensar em soluções para inserir mais jovens ativistas em espaços institucionais de representação e transformar esse cenário a longo prazo.

Eiii, caro leitor:

Você está afim de participar de debates com a administração municipal da cidade do Rio de Janeiro para pensar em soluções de adaptação e mitigação do clima?

Se inscreva no Fórum de Governança Climática da Cidade do Rio de Janeiro (FGC-Rio)! Esse é um espaço consultivo de integração da sociedade civil à estrutura de governança de clima da cidade.

Defender o meio ambiente é uma estratégia climática.

Eduardo Cavaliere

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *