Juventude e os novos desafios no mundo do trabalho

Por Wesley Matos, Maria Francisca, Gabriel Santos e Driely Santos, da Agência Jovem de Notícias de São Paulo

O debate sobre políticas públicas e juventudes é recente, tendo em vista que a própria constituição brasileira tem pouco mais de 30 anos. O poder das redes sociais e da mobilização juvenil faz com que diversos questionamentos venham à tona.

Justamente no segundo dia do seminário Jovens e Trabalho, realizado pelo Sesc Bom Retiro nos dias 13 e 14 de setembro, a discussão sobre políticas públicas para as juventudes teve destaque.

A mesa “Políticas públicas de Juventude e novos desafios no mundo de trabalho” abordou também os desafios a serem enfrentados pelas gerações mais novas na atual conjuntura política e econômica.

A Agência acompanhou o debate com a socióloga Helena Abramo, pesquisadora dos temas de cultura, trabalho e políticas públicas para jovens, e a pesquisadora Lúcia Garcia, autora de diversos estudos no campo das juventudes.

Durante a mesa, foram apresentados dados e pesquisas, mostrando o interesse dos jovens em relação à profissionalização e deixando claro que a juventude não quer ficar parada!

Um dos pontos mais fortes da conversa foi a relação entre as juventudes e movimento sindical. Para Lucia, a pluralidade da juventude é um fator que não interfere na inserção de jovens nos sindicatos. “A participação dos jovens no sindicato traria diversidade e novos meios de se fazer política”, disse a pesquisadora.

Outro destaque foi a fala da socióloga Helena Abramo, que acredita que os jovens precisam se posicionar em relação aos seus direitos. “Acho que essa crise produz uma experiência geracional e os jovens precisam se posicionar para seu próprio crescimento”.

Discutir a participação e o engajamento político é extremante importante para lutar pelo futuro dessa e das futuras gerações. Juntos, podemos ser parte da solução.  

 

Este texto é resultado da cobertura educomunicativa do seminário Jovens e Trabalho: Dilemas, Invenções e Caminhos, realizada por adolescentes e jovens do projeto Agência Jovem de Notícias, em parceria com o Sesc São Paulo. O programa Agência Jovem de Notícias em 2017 é realizado pela Viração Educomunicação, em parceria com o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente São Paulo.

 

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *