Juventude e HIV/Aids: assuma a liderança!

Por: Ashoka

Há algum tempo as autoridades de saúde vem alertando a população para a mudança no perfil da doença. Os jovens de hoje formam a chamada geração da AIDS. Eles não conheceram o mundo antes do HIV. Milhões já morreram e, no entanto, a epidemia de HIV/AIDS entre os jovens continua em grande parte invisível aos adultos e aos próprios jovens. O esforço para combater o HIV/AIDS exige estratégias amplas e concentradas na juventude.

Dados recentes ainda apontam que a preocupação entre homens e mulheres, no que diz respeito á Aids, vem diminuindo cada vez mais. A principal via de transmissão ainda é a sexual e o contágio é maior entre heterossexuais.

Por isso, o Geração MudaMundo e a MTV América Latina, com o apoio do M.A.C Aids Fund, convidam você a participar do Desafio Juventude e HIV/ Aids: Assuma a liderança! que selecionará as melhores ideias e projetos liderados por jovens comprometidos com os desafios da epidemia de HIV/Aids entre jovens da América Latina.

Veja a chamada:

Você tem uma ideia ou um projeto para educar, prevenir, cuidar e combater a epidemia de HIV/Aids entre jovens da América Latina?

Estamos procurando jovens criativos e comprometidos com a mudança do mundo!

 

Como participar:

• Acesse o site: www.mtv-venture.org e preencha o formulário com sua ideia ou seu projeto;

• Os formulários poderão ser preenchidos em português, espanhol ou inglês e as inscrições deverão ser feitas somente online na plataforma MTV;

• Período de inscrição: 16 de maio até 1º de Julho/2011.

 

Orientações gerais:

• Podem se inscrever projetos liderados por jovens latino-americanos com idades entre os 14 e 24 anos de idade;

• Poderão ser inscritos projetos em execução ou novos projetos de enfrentamento a epidemia de HIV/Aids entre jovens da América Latina;

• Os projetos inscritos deverão ser apresentados por uma equipe composta por, no mínimo, três integrantes;

• As iniciativas apresentadas deverão ter impacto positivo na comunidade escolhida como público;

• O projeto deverá possuir um aliado (um(a) mentor(a) com mais de 25 anos de idade que tenha um papel relevante para o desenvolvimento);

• Para participar os(as) jovens deverão preencher um dos formulários de inscrição: História de Transformação (projetos em execução) ou Ideia de Transformação (Plano de Ação).

 

Etapas de seleção:

O processo seletivo será realizado em três etapas: duas etapas nacionais e uma etapa internacional.

1ª etapa (nacional) – Selecionará as melhores iniciativas do Brasil com base nas informações enviadas no projeto. Os avaliadores poderão solicitar uma entrevista por telefone ou Skype para esclarecer possíveis dúvidas.

2ª etapa (nacional) – Selecionará as melhores iniciativas que concorrerão a etapa internacional. Os projetos escolhidos deverão apresentar novamente suas ideias presencialmente para uma banca de avaliação;

3ª etapa (internacional) – Selecionará as 30 melhores iniciativas de jovens da América Latina.

 

Resultado:

O resultado final será divulgado no dia 30 de Julho de 2011.

 

Prêmios:

• Reconhecimento e visibilidade: As equipes que mais se destacarem serão anunciadas no ar como Agentes de Transformação MTV e terão sua história contada.

• Prêmio de US$ 1000 e Consultoria em Gestão de Projetos: As 30 melhores iniciativas de jovens da América Latina receberão consultoria em gestão de projetos, ferramentas e um apoio financeiro de até US$1000,00 para lançar o projeto ou expandir seu projeto já existente.

• Intercâmbio de semana: Todas as despesas pagas para um(a) jovem de cada projeto vencedor para participar um estágio de uma semana em uma organização de um empreendedor social da Ashoka referência no tema HIV/Aids, para aprimorar seu projeto. O estágio acontecerá em alguma cidade da América Latina a ser definida pela coordenação. Possíveis Locais: Cidade do México, São Paulo ou Buenos Aires.

• Viagem paga para participar do Encontro Internacional de Jovens:Todas as despesas pagas para um(a) representante de cada um dos 30 projetos premiados para participar de Encontro Latino Americanos de Jovens Embaixadores, onde receberão treinamento, aprimoramento de conhecimento e a oportunidade de compartilhar e conhecer centenas de jovens inovadores. O Encontro será nos Estados Unidos, Argentina, México ou Brasil.

 

Evelyn Araripe
Evelyn Araripe é jornalista e educadora ambiental. Foi educomunicadora na Viração Educomunicação entre 2011 e 2014. Atualmente vive na Alemanha, onde é bolsista do programa German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders e administra o blog Ela é Quente, que conta as histórias de vida de mulheres que estão ajudando a combater os efeitos das Mudanças Climáticas ao redor do mundo.

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *