Jovens de Minas Gerais lançam podcast de entrevistas

O Papo no Mato, o pãodcast do Mato Dentro é uma produção de jovens participantes do projeto promovido pelo Instituto Citadelle e o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo – NEV-USP. Ouça o primeiro episódio aqui

Estreou na última quinta-feira, dia 3 de março, o “Papo no mato, o pãodcast do Mato Dentro”. O programa é produzido por seis adolescentes – Alaissa de Almeida, Igor Cecílio, Larissa Avelar, Maria Eduarda Guimarães, Maria Eduarda Neves e Victor Emanuel – com idades entre 16 a 19 anos, participantes do projeto promovido em Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais.

A produção do podcast aconteceu no âmbito do projeto “Jovem Protagonista CMD”, iniciativa do Instituto Citadelle e do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo – NEV-USP na cidade. Durante a etapa de criação, a equipe da Viração Educomunicação atuou na mediação de oficinas de produção midiática e apoia a turma de jovens repórteres na produção do roteiro, captação de imagens e áudio, edição, finalização e distribuição do podcast que chega às principais plataformas através do aplicativo Anchor.

No primeiro episódio, a turma apresenta os papos que teve com três mulheres que fazem parte do projeto Jovem Protagonista CMD: Livia Campos, educadora do grupo, Aline Viana, do Instituto Citadelle, e Cristina Uchôa, da Viração Educomunicação. Nas entrevistas, divididas em blocos, cada uma delas conta detalhes de suas trajetórias profissionais e comenta sobre os desafios e inspirações que elas têm para trabalhar com projetos como o Jovem Protagonista e na produção midiática.

Os jovens se dividiram entre as funções de criação de conteúdo e peças gráficas – desenvolvimento do logo e cards, gravação e edição das vinhetas inicial e final, edição, distribuição e divulgação do primeiro episódio via redes sociais, com curadoria e apoio técnico dos educomunicadores da Viração. Confira o resultado dessa criação coletiva aqui:

A turma também criou um canal no Instagram, ondem compartilham, além da divulgação dos episódios conteúdos de making off e pautas relacionadas, e tem planos de disponibilizar também o podcast no YouTube, com imagens.

Acompanhe tudo dobre o Papo no Mato, o pãodcast do Mato Dentro:

Ficha técnica do primeiro episódio:

Repórteres e locutores: Alaissa de Almeida, Igor Cecílio, Larissa Avelar, Maria Eduarda Guimarães, Maria Eduarda Neves, Victor Emanuel.
Colaboração: Aline Viana, Ellen de Paula, Lara Freitas e Monise Berno.
Conselho Editorial: Cristina Uchôa, Juliane Cruz, Marina Pinheiro e Renato Alves.
Edição: Cristina Uchôa, Juliane Cruz e Pedro Neves, da Viração Educomunicação.
Realização: Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo e Instituto Citadelle
Produção: Participantes do Papo no Mato e Viração

Agradecimentos: Pousada Quilombo do Mato e Dona Beth, da Pousada Quilombo.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *