Segundo enquete, juventude está pessimista com a Copa

copa

A reportagem de capa do número 106 da Viração, abordou as violações aos direitos humanos cometidas pelo Estado para viabilizar um evento privado da Federação Internacional do Futebol Association (Fifa), que acontece em 12 capitais brasileiras a partir deste mês.

A matéria, de autoria de Sebastian Roa, Paolla Menchetti, Guilherme Almeida, Carolina Ellmann e Bruno Ferreira, aborda algumas situações em que vidas de mulheres, adolescentes e moradores de uma comunidade no Rio de Janeiro ficaram ameaçadas por conta das obras realizadas para sediar o megaevento ou ainda em razão da ampliação da exploração sexual, pauta ignorada pelos gestores públicos nesse âmbito.

Estamos no período de véspera desse evento esportivo e, para ilustrar o legado negativo, trouxemos uma enquete realizada pelo CIEE com 9,7 mil jovens de todo o País que revela pessimismo: 65% afirmam que o evento não trará benefícios para o Brasil.

No entanto, a Copa do Mundo já começa nesta quinta-feira. Cabe, então, termos uma postura cidadã. Sem deixar de torcer pela seleção, vamos reforçar o nosso olhar crítico e denunciar casos de violações de direitos. Exploração sexual de crianças e adolescentes e situações de trabalho infantil, por exemplo, podem ser denunciadas pelo Disque 100. Fique atento e torça muito!

 

 

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *