Inscreva sua iniciativa no 2º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos

premio

Você é educador ou estudante da rede municipal de ensino e faz parte de algum projeto educativo que contribua na defesa e ampliação dos direitos humanos? Compartilhe sua experiência com a gente e participe da seleção para o 2º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos. As inscrições estão abertas até o dia 15 de setembro pelo site.

Organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e pela Secretaria Municipal de Educação (SME), o 2º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos tem como objetivo identificar, reconhecer, divulgar e incentivar experiências educacionais que promovam a cultura dos direitos humanos na rede municipal de ensino.

A 2ª edição do prêmio segue os mesmos princípios do primeiro ano e traz novidades. Uma delas é a criação da categoria “Grêmios Estudantis”, que abrangerá experiências de criação e consolidação dos grêmios escolares, bem como suas atividades, considerando projetos de participação política, aprimoramento do convívio escolar, projetos comunitários, culturais e artísticos. Nesta edição, a organização do festival busca fomentar a participação dos estudantes.

A premiação integra uma estratégia de consolidação das políticas públicas de educação em direitos humanos, estimulando e tornando públicos projetos que desenvolvam práticas de valorização da diversidade e de prevenção e enfrentamento ao preconceito, à discriminação e à violência.

A comissão julgadora do 2º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos será composta por Flávia Inês Schilling, José Sergio Fonseca Carvalho, Marco Antonio Barbosa, Margarida Genevois, Maria Victoria Benevides, Maurício Piragino, Moacir Gadotti e Paulo Vannuchi. Prevista para o dia 10 de dezembro, a cerimônia de premiação marca a comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos.

O que são projetos de educação em direitos humanos?

São todos os projetos promovidos por alunos, professores e escolas que envolvam ações capazes de ampliar a consciência sobre os direitos humanos como: aproximação da escola com a comunidade; redes de proteção social; valorização da diversidade; inclusão; enfrentamento ao preconceito; promoção de direitos; gestão democrática e atividades culturais.

 Quem pode participar?

Podem participar alunos, professores e escolas nas seguintes categorias: educadores, unidades escolares, estudantes e grêmios estudantis.

 Como será a premiação?

A premiação será no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, em cerimônia que contará com a presença de alunos e educadores, membros da comissão julgadora e autoridades da Prefeitura. Os ganhadores receberão, além de um certificado, um prêmio em dinheiro e uma coleção de livros sobre direitos humanos.

 Como se inscrever?

As inscrições são gratuitas e serão feitas por meio de formulário disponível pelo site, até 15 de setembro de 2014.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *