Seminário em Brasília formará jovens sobre SUS e HIV/Aids

A partir de demandas de jovens da sociedade civil surgiu o “Curso de Formação de Jovens Lideranças das Populações-Chave Visando o Controle Social do Sistema Único de Saúde no âmbito do HIV/AIDS”, a ser realizado entre 13 e 16 de outubro deste ano em Brasília (DF). O curso foi construído através de uma parceria entre o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e as Organizações das Nações Unidas (UNAIDS, UNICEF, UNESCO e UNFPA), e tem um total de 1.019 jovens inscritos, dos quais 140 foram selecionados para participar das formações, somando as três edições presenciais do curso.

O evento tem objetivo desenvolver conhecimentos relacionados ao Sistema Único de Saúde, seja em participações no âmbito da Conferência e dos Conselhos de Saúde ou por outros mecanismos de participação popular, ampliar os conhecimentos dos/as participantes sobre as modalidades de prevenção, diagnóstico, tratamento e questões psicossociais do HIV/aids e outras IST e promover junto aos participantes os conhecimentos necessários para exercerem o protagonismo juvenil e ação entre pares.

O seminário pretende reunir até 100 Jovens Lideranças das cinco regiões do país e das mais diferentes populações-chave ou vulneráveis para o HIV como gays, outros HSH, travestis, mulheres transexuais, profissionais do sexo, indígenas, redutores de danos e profissionais de saúde das mais diversas áreas, visando a troca de experiências exitosas e o fortalecimento do diálogo de pares,  por meio de apresentações das ações e trabalhos realizados em seus município no âmbito do HIV/Aids e assuntos transversais.

Entre os itens da programação, destacam-se alguns temas centrais para a apresentação dos trabalhos, dentre estes estão: Juventude e Sexualidade, Aconselhamento para as IST/HIV/AIDS, Prevenção Combinada, Tratamento, Vulnerabilidades, Populações-Chave, Controle Social e temas relacionados.

O seminário surge como parte das demandas desses jovens que participaram do Curso de Formação para a troca de experiências exitosas e principalmente para devolutiva desse investimento na juventude e tem uma comissão organizadora formada por algumas dessas Jovens lideranças e a Elos – Grupo LGBT do DF e Entorno.

Saiba mais!

 

Conheça o site da Elos!

Confira o  edital de seleção e formulário de inscrição e participe deste momento!

Diego Callisto é soropositivo, especialista em Saúde Pública, Bioestatística e Epidemiologia pela Universidade da Califórnia e bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É assessor técnico para assuntos de juventude do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde brasileiro e articulista da Agência Jovem de Notícias.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *