I Seminário de Pesquisa em Educomunicação

Nos dias 7 e 14 de julho de 2021, das 19h30 às 22h, a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), o Laboratório de Inovação, Desenvolvimento e Pesquisas em Educomunicação (LABIDECOM) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizarão o I Seminário de Pesquisa em Educomunicação.

O Seminário Pesquisa em Educomunicação 2021 pretende aproximar pesquisadores e suas pesquisas recentemente realizadas acerca de educomunicação, seja como prática social, seja como paradigma teórico-prático sobre a interface entre comunicação e educação. Nos âmbitos das interfaces, redes e fluidos, pesquisar sobre a Educomunicação tem sido desafiador, e o tema torna-se cada vez mais um conhecimento organizado como tecnologia social de mobilização por meio de práticas coletivas de comunicação educativa, por ser participativa, inclusiva, fortalecedora do coeficiente comunicativo de todo um grupo de pessoas.

O encontro virtual será organizado em duas noites, a partir de disciplinas dos cursos da Licenciatura em Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, e da Comunicação Social com ênfase em Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba.

A dinâmica será a apresentação de egressos de ambos os cursos sobre os Trabalhos de Conclusão de Curso realizados, com a participação de pesquisadores sobre Educomunicação de outras instituições e também de programas de pós-graduação.

Organizado e mediado pelos professores Dr. Claudemir Edson Viana, Dra. Lígia Beatriz e Dra. Raija Almeida, o I Seminário de Pesquisa em Educomunicação conta com a participação de Dr. Ismar de Oliveira Soares, Professor Titular Sênior da Universidade de São Paulo e os pesquisadores em educomunicação Jade Castilho, João Djane A. da Silva, Leonardo Pereira Tavares, Marcele Aroca Camy, Dr. Rostand de Albuquerque Melo, Nicoly Silva e Tatiana G. Luz Carvalho e tem, como principais objetivos:

  • Promover o encontro e debate entre estudantes, docentes e pesquisadores do ensino superior que têm experiência ou interesse na pesquisa sobre educomunicação e em educomunicação;
  • Dar visibilidade às pesquisas mais recentemente concluídas ou que estão em andamento, em nível de graduação e pós-graduação, que têm a Educomunicação como campo de pesquisa ou referência epistemológica nos procedimentos da pesquisa;
  • Registrar e sistematizar casos de pesquisa e desdobramentos em comunidades acadêmicas, e em outras situações e áreas do conhecimento e de sua aplicação na sociedade.

O evento oferece certificação dos discentes, docentes e convidados que participarem pelo Zoom. Haverá transmissão também pelo YouTube, sem certificação.

PROGRAMAÇÃO 07/07

19h30- 20h

Abertura e Apresentação do Seminário – Prof. Dr. Claudemir Edson Viana (ECA/USP) e Prof. Dra. Lígia Beatriz (UFCG)

20h – 20h40

Palestra | Pesquisa científica sobre e a partir da Educomunicação no Brasil nos últimos 20 anos. Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares – NCE/ECA/USP; ABPEducom. Mediação: Profa. Dra. Lígia Beatriz (UFCG)

20h40 – 21h

Debate aberto

21h – 22h

Apresentação de experiências de pesquisa

1 – Pesquisa concluída na Graduação Licenciatura em Educomunicação ECA/USP:

– Práticas educomunicativas voltadas à inclusão de alunos surdos: A utilização do vídeo como meio para transpassar as barreiras comunicacionais no ambiente escolar (2021) – Gabriel Guimaraes Garcia

2 – Pesquisa concluída na Graduação em Comunicação Social UFCG:

– Um pé de Coaçú: meu lugar é minha história. 2017 (Audiodocumentário) – João Djane Assunção da Silva.

3 – Pesquisas concluídas na Graduação ou Pós-Graduação em outra universidade – Vinte anos de Educomunicação no Centro-Oeste:

Construção do campo a partir das produções científicas. (2020) – Marcele Aroca Camy (Mestrado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.)

– Projeto de Extensão “Luz Negra” (Decom-UEPB). Nicoly Silva e Profº Dr. Rostand de Albuquerque Melo (UEPB). Curso Jornalismo

22h – Encerramento

PROGRAMAÇÃO 14 /07

19h30- 20h

Abertura – Prof. Dr. Claudemir Edson Viana (ECA/USP) e Profa. Dra. Raija Almeida (UFCG)

20h – 21h30

Mesa 2 – Pesquisas em andamento – Mediação – prof. Dr. Claudemir Edson Viana (ECA/USP) Pós-Graduação:

A interface Comunicação e Educação no tratamento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação por gestores escolares – Tatiana G. Luz de Carvalho (mestranda ECA/USP)

Iniciação Científica

1) A polarização das fake news em meio a pandemia do covid-19: o fenômeno da desinformação na era da pós-verdade. (CNPq) Leonardo Pereira Tavares (5o. semestre Bacharelado em Comunicação Social Educomunicação UFCG)

2) Educação em Saúde nos tempos de epidemias: contribuições da educomunicação como tecnologia social de mobilização (CNPq) – Jade Castilho (5o.semestre Licenciatura em Educomunicação – ECA/USP)

21h30 – 22h

Debate Aberto

22h – Encerramento

Promoção

Licenciatura em Educomunicação (ECA/USP) e Bacharelado em Comunicação Social com ênfase em Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Apoio

NCE/USP – Núcleo de Comunicação e Educação; ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom Núcleo Regional do Nordeste); Grupo de pesquisa CNPq Epistemologia da Educomunicação.

Contato

Professor Dr. Claudemir Edson Viana Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Butantã, São Paulo Departamento de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo: profclaudemirviana@usp.br

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *