Grupo de teatro aborda a prevenção às DST de forma lúdica

Clara Venturi (MT) e Gutierrez de Jesus Silva (SP), da Cobertura Jovem em São Paulo

Na manhã desta quarta-feira, dia 29 de agosto, o grupo de teatro Quereres apresentou no Palco Vila, a peça “Mas… Ele me ama”. O diretor da peça Marcelo Peixoto afirmou que aborda a prevenção às DSTs e Aids desde 1989.

Convidado pelo Projeto Arrastão, da zona sul de São Paulo, para ser diretor de teatro, começou com o processo de iniciação à prevenção com o grupo. O Projeto Arrastão atua com crianças, adolescentes e jovens até 29 anos. Um dos seus principais focos é o reforço escolar, mas há também vários projetos culturais.

Para trabalhar a questão num espetáculo teatral, o grupo fez uma pesquisa sobre prevenção de DSTs para saberem como o tema é tratado nos veículos de informação, além de uma pesquisa de campo com seus pais. O grupo não sabia nada a respeito, mas a partir de levantamentos feitos na comunidade sobre doenças sexualmente transmissíveis e agressão doméstica, foram criadas algumas improvisações, das quais quatro foram apresentadas no congresso.

O ator e palhaço Washington Gabriel, um dos fundadores do grupo, diz que trazer esse tema para o palco de forma inovadora é complexo, pois tentam apresentá-lo “ com a cara da realidade”, apesar de ainda ser tabu na sociedade.

Na manhã de hoje, às 11h30, haverá uma reapresentação do grupo no Palco Vila. Mas a estréia oficial da peça acontece apenas em dezembro, com apresentações em escolas, ONGs e espaços culturais da zona sul de São Paulo até o meio do ano que vem.  A ideia é sempre tratar do assunto de diferentes formas, adaptando de acordo com público.

Jornalista, professor e educomunicador. Responsável pelos conteúdos da Agência Jovem de Notícias e Revista Viração.

Ver +

1 Comentário

  • Adoro fazer teatro tambem e toda apresentação é uma forma de contribuir com a sociedade na conscientização do ser humano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *