Giro de Notícias da cultura, edição #04 – junho/2022

Quer animar a semana? Bora conferir a lista de dicas culturais que a nossa redação separou para essa edição do giro de notícias. Tem espetáculo, apresentação e lançamento de websérie sobre voto com Orgulho. Vem conferir e se programar!

1. Grupo Pandora Estreia Espetáculo “Nina e a cidade que perdeu o vento”

Após um longo período de ápice pandêmico, o Grupo Pandora dá um replay neste contexto, mas agora de forma artística, associando os acontecimentos reais com o teatro, fazendo esta  mistura de realidade e ficção.

Vem aí a última apresentação de estreia do espetáculo “Nina e a cidade que perdeu o vento”, trazendo em pauta os desafios e realidade das pessoas que não puderam se manter em isolamento social durante o período de pandemia, por conta de seus trabalhos.

 A peça acontece de forma lúdica, para que as crianças e público de todas as idades possam compreender essas histórias e suas particularidades. 

O espetáculo de rua busca, no espaço público uma forma de cultivar convívios e celebrar as possíveis alegrias neste momento tão crítico de COVID 19, a partir do ponto de vista de um coletivo periférico da cidade de São Paulo.

Crédito: Luh Silva

Sinopse da Peça:

Nina, uma garota que trabalha com entregas durante a pandemia no Brasil,  parte para uma jornada em que precisa levar uma importante encomenda até um lugar muito distante, a cidade que perdeu o vento.

Com ENTRADA GRATUITA, o espetáculo acontece dia 11 de Junho, no CEU Perus, onde o Grupo Pandora atua há mais de dezoito anos, às 16 horas.

O espetáculo está incrível e conta com você para esse lançamento!

Dia 11 DE JUNHO, no CEU PERUS:

Rua: Bernardo José de Lorena, Vila Fanton, São Paulo-SP.

ENTRADA GRATUITA

Para saber mais acesse: www.facebook.com/grupopandora.deteatro

2. Cia do Tijolo abre inscrições para oficina gratuita sobre ‘’Poesia como Procedimento para a Liberdade’’

Pra você, que gosta de leitura e poesia, aí vai uma dica imperdível!

De terça (14) á sábado (18) de Junho, das 18h às 22h, a Cia do Tijolo realiza a oficina ‘’Poesia como procedimento para a liberdade’’,  no Espaço Cultural Lélia Abramo, tem como objetivo dividir as descobertas e os procedimentos com as quais a Cia tem se deparado nos últimos anos, tendo como principais estímulos criativos a música (canção) e o poema.

“Qualquer poema é uma espécie de espanto que tentamos expressar em sons, ritmos, silêncios. A expressão de algo que é anterior à palavra. Trabalhar um poema, produzi-lo, dizê-lo, decorá-lo, incorporá-lo, fazê-lo seu, é parte de um exercício daquela musculatura interna que nos permite olhar para coisas comuns e corriqueiras com o mesmo fascínio com que uma criança vê o mar pela primeira vez”, comenta o grupo Cia do Tijolo.

Oficina de Poesia – Foto de Divulgação Cia do Tijolo (2)

Buscando inspirar os participantes para este olhar atento, que estranha o comum e admira o diferente, Rodrigo Mercadante e Karen Menatti, coordenadores da oficina, irão propor nessa jornada de estudos e compartilhamentos, possibilidades de pensar o impensado em vários âmbitos da vida.

 Os componentes do projeto poderão se aventurar no exercício do espanto e do fascínio diante do mundo, reinventado pelos versos de poemas de diferentes autores.

Serão disponibilizadas vinte (20) VAGAS GRATUITAS.

 Para se inscrever, é necessário acessar o link que está a bio no instagram do projeto e preencher o formulário de inscrição: .www.instagram.com/ciadotijolo

Lembrando que serão cinco encontros consecutivos, com o total de 20 horas de duração, divididas em 4 horas por dia! Para mais informações: www.facebook.com/ciadotijolo www.instagram.com/ciadotijoloe

3. Canal Reload+Parada do Orgulho LGBT lançam série de vídeos sobre voto com Orgulho

Reforçando a importância de falar sobre esta temática, o Canal Reload, em uma parceria inédita com a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, acaba de lançar no Instagram o primeiro episódio da série “Vote com orgulho”, projeto que foi uma das iniciativas ganhadoras do Google News Innovation Challenge em 2019.

Em um ano de eleição, trazer o tema ‘’Vote com Orgulho’’, reiterando seu compromisso na luta contra o preconceito e pela busca de representantes que pautem políticas públicas afirmativas e a promoção dos direitos humanos, pauta muito importante para a construção de um país mais homogêneo.

Dois vídeos que complementam a série serão publicados nos próximas terças (07) e (14) de junho. Apresentada por Deives Picáz, ativista anti capacitista e LGBT+, os vídeos trazem temas como os avanços nas candidaturas LGBT+ nas eleições de 2020 e a participação de Kátia Tapety, primeira travesti eleita vereadora no Brasil.

A série propõe importantes reflexões neste momento crucial para combater a ameaça à democracia no Brasil, reforçando a necessidade de eleger candidatos que estejam comprometidos em garantir os direitos de todas as pessoas e, acima de tudo, a sua existência.

Então já siga nas redes e acompanhe as novidades! Acesse o Instagram: https://www.instagram.com/reel/CeOZ7WlFXkp/?utm_source=ig_web_copy_link


Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *