Formação superior em educomunicação

Por Ana Paula Silva, da Bem TV – RJ

O painel sobre a Formação Superior em Educomunicação trouxe importantes contribuições do campo acadêmico para a formação e prática desses (as) educomunicadores (as) nos campos sociais.

A primeira experiência apresentada foi do curso de licenciatura em educomunicação da ECA/USP, dentro da disciplina Produção de Suporte Midiático para Educação, por Claudemir Edson Viana que discutiu a prática curricular em tempos de web. Os alunos produziram um novo fascículo para a coleção Ensinar e Aprender dentro das redes sociais com o propósito de compartilhar abertamente. Este trabalho serviu de objeto de análise.

A segunda apresentação foi sobre as Imersões Educomunicativas dentro do curso de licenciatura em educomunicação da ECA/USP, apresentada por Beatriz Truffi e Maurício da Silva que descreveu como funciona o curso – noturno, com 8 semestres e são abertas 30 vagas. A imersão educomunicativa é uma experiência que os alunos passam para conhecer ou trocar as experiências e práticas da educomunicação antes do 5º período do curso que é quando que os alunos passam pelo “estágio” do curso.

A terceira experiência apresentada foi sobre o processo de orientação na produção da monografia do programa “Mídias na Educação”, onde Márcia Duarte e Patrícia de Oliveira relataram que este é um programa de educação à distância, voltado para professores e pertence ao MEC, mas que a tutoria é do NCE. O programa ainda conta com ambiências virtuais (e-mails, e-grupos, blog) e um encontro presencial para tirar dúvidas ou compartilhar conhecimentos entre os professores. O blog ainda dispõe de materiais de auxílio para assuntos sobre cultura digital, comunicação, educação, entre alguns outros.

E, por fim, a Ana Flávia de Luna de Pernambuco trouxe a experiência da educomunicação no curso de publicidade e propaganda. Ela relatou que o curso é todo voltado para criação de peças publicitárias para venda e consumo e era um desafio construir uma metodologia que pudesse contribuir para uma venda e consumo responsáveis e conscientes. Visando esta tarefa foi criado pelos alunos o blog Caroço de Jaca, que foi criado a partir do seminário colaborativo sobre redação publicitária, um ambiente não somente de redação, mas de reflexão e criticidade sobre o que é produzido na mídia publicitária.

Conheça o blog em http://carocodejaca.wordpress.com/

Jovens

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *