Final de semana é marcado pela primeira passeata do Catar

Sábado, 01.12, entrou para a história do mundo árabe. Pela primeira vez o Catar teve uma passeata de rua e também  primeira passeata autorizada no mundo árabe, o que para os governos dessa região é um marco para a transição à democracia – já que a maioria dos países árabes vivem em regimes similares à monarquia e com restrições à liberdade de escolhas e expressão, especialmente para as mulheres.

Jovens de todo o mundo, mas com destaque para jovens dos países árabes, marcharam pedindo direito à mais voz e também fazendo pressão às negociações da COP18. Frases como “Líderes árabes, é hora de liderar”; “Sua ação é a nossa sobrevivência”; “Ação climática agora” e “Nosso futuro está suas mãos” se destacaram no meio da marcha que, segundo os organizadores, contou com a presença de aproximadamente mil pessoas.

Confira a galeria de imagens da chamada Climate March:

Por Evelyn Araripe, para a Agência Jovem de Notícias na COP18

Evelyn Araripe é jornalista e educadora ambiental. Foi educomunicadora na Viração Educomunicação entre 2011 e 2014. Atualmente vive na Alemanha, onde é bolsista do programa German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders e administra o blog Ela é Quente, que conta as histórias de vida de mulheres que estão ajudando a combater os efeitos das Mudanças Climáticas ao redor do mundo.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *