“Fica a dica Covid-19”: Boa informação nunca é demais

E-book lançado pela Universidade de São Paulo traz dicas para lidar com esse momento, informações confiáveis sobre o coronavírus e sobre como derrubar fake news. Download gratuito

Estamos desde o ano passado enfrentando a crise sanitária imposta pela pandemia e, apesar de tanto tempo, ainda precisamos lidar todos os dias com desinformação enquanto nos protegemos do vírus.

Nessa batalha, toda boa informação é bem vinda. Entre as várias fontes confiáveis de informação científica sobre o que fazer para se proteger individual e coletivamente está o e-book “Fica a dica: Covid-19, elaborado pela equipe de pesquisadoras da Universidade de São Paulo (USP) sob a coordenação de Ana Paula Morais Fernandes.

A publicação digital, disponível para download gratuito, oferece informações claras e objetivas sobre pontos essenciais da resposta à pandemia que incluem o cuidado com a integridade física sem negligenciar o bem-estar e a saúde mental.

Para Maria Rebeca Otero Gomes, Coordenadora do setor de educação da Unesco no Brasil, “A confiança é base das relações sociais e se torna, na crise como a que estamos enfrentando agora, fator essencial para a gestão tanto pessoal, quanto coletiva da resposta à emergência. Para garanti-la, exige-se informação e conhecimento de qualidade, o que é desafiado pela desinformação, notícia falsa ou negação do conhecimento científico, intensificados nos dias de hoje pelo volume e velocidade em que circulam em razão das novas tecnologias de comunicação e informação.”

O e-book foi pensado para o público geral, e em especial para professores dos ensinos fundamental e médio, que podem utilizar este material para melhor formação educacional dos alunos.

São dicas de fácil entendimento para aplicação no dia a dia por todos e em todos os lugares, como no trabalho, em casa, e nos diversos locais que tenham circulação de pessoas, principalmente neste momento de necessidade de distanciamento social.

O acesso à informação de qualidade em momentos de crise, como no caso da Covid-19, é importante para reduzir a transmissão do vírus e evitar o temor excessivo do contágio e mesmo da morte em função da doença. Sem dúvida, a Covid-19 se tornou uma pandemia que tem provocado diversas reações, desde medo e pânico até o desprezo de seu potencial infeccioso e funesto, o denominado negacionismo frente aos fatos.

Trecho da apresentação do e-book

A partir do conhecimento sobre atitudes cotidianas adequadas e de prevenção da infecção viral, as pessoas podem tomar decisões mais adequadas às medidas de precaução para se protegerem e, sobretudo, evitarem levar o contágio do vírus à sua família.

Neste e-book, a série “Fica a Dica” apresenta esclarecimentos sobre:

  • Novo coronavírus – causador da Covid-19, saiba as principais formas de transmissão, sinais e sintomas da doença;
  • Máscaras – formas adequadas de uso e limpeza, e aprenda como produzir sua máscara de uso não profissional;
  • Fique em casa – informações sobre as medidas de distanciamento social e de cuidados que você deve ter em casa;
  • Limpeza e desinfecção – como deixar roupas, alimentos, utensílios e equipamentos usados no dia a dia livres do vírus;
  • Fake News – saiba como diferenciar notícias verdadeiras de falsas;
  • Saúde mental – compreenda porque o isolamento pode interferir no humor das pessoas e conheça maneiras de melhorar sua saúde mental;
  • Covid-19 positivo – como deve ser o cuidado da pessoa que se infectou e as formas de proteção para a família de quem foi diagnosticado e está cumprindo o isolamento em casa;
  • Retorno às atividades – dicas de medidas de prevenção da exposição e infecção do vírus durante o transporte e no local de trabalho;
  • Volta às aulas – saiba como preparar as crianças para voltar às escolas, e livres de contaminação;
  • “Nova normalidade” – a pandemia Covid-19 mudou a forma de se viver e conviver, saiba mais como você poderá se ajustar à nova realidade.

Tendo em vista que algumas pessoas não têm familiaridade com termos e designações de cunho técnico da área da saúde, e que este fato pode dificultar o entendimento dos textos informativos sobre Covid-19, ao final deste e-book encontra-se um guia das terminologias mais utilizadas no contexto da Covid-19.

Baixe a versão digital do e-book agora mesmo!

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *