FESTIVAL SOCIOAMBIENTAL LANÇA PROCESSO SELETIVO PARA JOVENS

LivMundi vai selecionar jovens de todo o Brasil para construírem o festival de 2022, programado para o mês de junho com atividades presenciais e online; inscrições vão até 23 de janeiro – Saiba como se inscrever

A quinta edição do Festival LivMundi, movimento de impacto socioambiental que desde 2016 democratiza o tema da sustentabilidade, vai acontecer em junho de 2022 e será construída por jovens de todo o Brasil, de diferentes regiões e realidades.

Os selecionados(as) irão participar de um programa socioambiental e receberão uma bolsa-auxílio para realizar as atividades propostas. 

O programa recebe o nome de ENXAME e selecionará seis jovens (de 18 a 26 anos) por meio de um processo seletivo aberto para inscrições do dia 10 a 23 de janeiro de 2022. O ENXAME é uma jornada de aprendizagem e curadoria socioambiental, com momentos de desenvolvimento de habilidades comunicacionais, trabalhos em grupo e oficinas técnicas acerca de competências fundamentais para agir na área de impacto socioambiental. 

Segundo Luciane Coutinho, fundadora do LivMundi, fortalecer os jovens é fundamental para transformar a realidade que vivemos: “Crenças e valores que promovam equidade e bem-estar social precisam ser alicerces da nossa cultura, da nossa ética. Para isso, precisamos fortalecer aqueles que, ao longo da história, são os principais aceleradores de mudanças, apresentando novos caminhos para a humanidade – os jovens.” 

As(os) selecionadas(os) vão atuar nas diversas frentes de criação do Festival LivMundi 2022, incluindo seleção de conteúdos e participantes, formatos das atividades, ações de comunicação e produção, além de outras demandas para a execução de sucesso do Festival.

A SELEÇÃO

Para se inscrever, é só entrar no site do ENXAME entre os dias 10 e 23 de janeiro de 2022 e realizar uma pré-inscrição com nome e email. Em seguida, o participante será direcionado para um formulário em que serão solicitadas mais informações e o envio de um vídeo de até três minutos. Na etapa seguinte, serão selecionados 24 jovens para entrevistas, com o objetivo de entender mais sobre o seu momento atual e suas motivações, para formar o grupo final de participantes do programa.

Ao final dessas duas etapas, serão selecionados seis jovens, avaliando itens como motivação e interesse na pauta socioambiental, além da diversidade: 4 das(os) selecionadas(os) serão necessariamente mulheres cis, trans, travestis e/ou pessoas não-binárias; 4 (quatro) serão necessariamente pessoas não brancas e as(os) jovens deverão vir de, ao menos, 3 (três) regiões do Brasil.

A JORNADA

A jornada do programa ENXAME vai abordar temas importantes para o Festival LivMundi, como educação para a sustentabilidade, descolonização, regeneração, racismo ambiental, arte, mudanças climáticas, soluções ambientais, diversidade e ferramentas de advocacy. A duração é de março a junho de 2022.

Construir um festival não é uma tarefa fácil, e para que os jovens possam se dedicar com qualidade a sua construção, os 6 jovens selecionados irão receber uma bolsa-auxílio de valor progressivo ao longo dos meses, que varia de 400 a 1550 reais. Segundo Bruno Berilli, jovem ativista que faz parte da criação do ENXAME, o programa é uma forma de tornar coletiva a busca dos ativistas jovens, que muitas vezes acontece de forma mais isolada: “Durante a minha construção enquanto ativista socioambiental, eu sempre tive que buscar experiências e conceitos importantes por conta própria. O ENXAME visa conectar pessoas em uma jornada que agrega conteúdos e experiências para jovens que, assim como eu, têm certeza que querem unir ativismo e trabalho.” diz Bruno.

O LIVMUNDI

O LivMundi é um movimento de impacto socioambiental que desde 2016 democratiza o tema da sustentabilidade e regeneração, despertando a consciência e a urgência para transformações necessárias através de diversas iniciativas educacionais. Com o lema “Comece a Transformar Mundos” e foco nas juventudes e nas mulheres, o LivMundi mobiliza pessoas para agirem e se engajarem em ações positivas e propositivas para o bem-estar da sociedade, respeitando os limites do planeta.

O Festival LivMundi 2022 conta com o patrocínio da Enel Distribuição Rio, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, do Mercado Pago e Oliveira Trust, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do RIOGaleão e Escola Parque via Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. Apoio da Companhia das Letras, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Bondinho Pão de Açúcar, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. Por fim, conta ainda com o apoio do Parque Nacional da Tijuca, Escola de Artes Visuais e Observatório de Favelas.

SERVIÇO

O que? Programa de curadoria e aprendizagem do LivMundi. 

Quem? Jovens entre 18 a 26 anos de todo o Brasil podem se inscrever para o ENXAME. 

Quando? Inscrições do dia 10 a 23 de janeiro de 2022, pelo site www.livmundi.com/enxame

Onde? Online (de março a junho de 2022) e presencial no Rio de Janeiro (nos dias do Festival em junho de 2022).

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *