Ivana Bentes no “Seminário Jornalismo, as novas configurações do quarto poder”

Fake news e os desafios da informação

Por Jéssica Leite, Mariana Silva e Yasmin Almeida

O debate ‘Fake news – O caos/cosmos na informação digital’ encerrou o primeiro dia do seminário “Jornalismo, as novas configurações do quarto poder”, realizado pelo Sesc Vila Mariana e pela Revista Cult, em São Paulo, nos dias 15, 16 e 17 de agosto.

Com mediação do professor da Fapcom, Rovilson Britto e participação da professora da UFRJ Ivana Bentes; do diretor de conteúdo do portal UOL, Rodrigo Flores e do professor da USP, Massimo Di Felice, a mesa abordou a produção massificada de notícias falsas.

Para Rodrigo Flores fake news é um conteúdo deliberadamente falso que mimetiza a notícia e, é distribuído por redes sociais com o intuito de gerar algum benefício, seja ele político ou econômico. Flores exemplifica que, no site onde trabalha como diretor de conteúdo, já existe um departamento específico para desmentir as fake news.

Ivana chegou a provocar que as fake news podem ser consideradas como um novo modelo de negócio do jornalismo, já que existem empresas que atuam na disseminação desse tipo de conteúdo. Elas possuem alta capacidade de produzir danos a ponto de prejudicar a sociedade, como difamação da reputação de uma pessoa ou boicote a campanhas de vacinação.

Para Ivana Bentes a única novidade das fake news é o fato de que qualquer pessoa pode produzir, reproduzir e repercutir esse tipo de conteúdo, isso se deve principalmente ao fácil acesso da população a redes sociais como Facebook e WhatsApp.

A intensa propagação de fake news provoca uma queda de confiança do público em relação à imprensa, já que no final das contas os veículos que difundem as notícias falsas utilizam a credibilidade que o jornalismo traz. Segundo Massimo Di Felice, “fake news sempre existiu, mas ninguém sabia e hoje é diferente. Isso é bom”.

Cobertura Educomunicativa

A Agência Jovem de Notícias realizou a cobertura educomunicativa do Seminário “Jornalismo: novas configurações do quarto poder”, realizado pelo Sesc Vila Mariana e a Revista Cult. A atividade é realizada em parceria entre a Viração e o Sesc Vila Mariana e conta com a participação de 13 jovens estudantes de jornalismo, com o apoio de profissionais da Viração.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *