Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/agenciajovem/public_html/wp/wp-includes/class-wp-post-type.php on line 526
Como uma estudante inspirou o mundo – Agência Jovem de Notícias

Como uma estudante inspirou o mundo

Luca Kosowski e Marta Benigni
Daniele Savietto (Tradução)

Não é comum encontrar ativistas adolescentes tentando combater concretamente as mudanças climáticas. Mas hoje, na COP24, encontramos Greta Thunberg, uma estudante de 14 anos da Suécia, que toda sexta-feira protesta sozinha em frente ao Parlamento em Estocolmo. O objetivo desta ação é levar os líderes políticos a cumprir os limites de emissão de carbono acordados em Paris, e ela não está disposta a parar até que sua missão seja cumprida.

“Como nossos líderes estão se comportando como crianças, teremos que assumir a responsabilidade que deveriam ter tomado há muito tempo”, disse ela. A menina, que na segunda-feira também se reuniu com o secretário-geral da ONU, António Guterres, declarou que espera que através desta conferência as pessoas percebam que estamos perante uma ameaça existencial – a maior crise que a humanidade já enfrentou – e que consequentemente temos que fazer algo o mais rápido possível para parar as emissões e tentar salvar o que ainda podemos.

Greta, que inicialmente se inspirou em alguns estudantes americanos protestando contra o massacre em escolas, agora é um modelo para pessoas de todas as idades ao redor do mundo: ela mostrou que todos podem trazer mudanças para corrigir problemas que ameaçam o bem-estar do nosso planeta.

Quando foi perguntado se seus pais concordam com sua escolha de faltar à escola um dia por semana, ela responde que seu pai não apoia totalmente, mas que ele está orgulhoso por sua filha trazer sua experiência na COP. Greta também tem uma mensagem para os outros alunos da escola: “Você não precisa fazer uma greve escolar, é sua própria escolha. Mas por que deveríamos estudar para um futuro que em breve pode não existir? Eu acho que isso é mais importante que a escola”.

Infelizmente, embora agora ela esteja sob a atenção da mídia global, seu próprio governo ainda não quer “perder tempo” ouvindo suas mensagens. Ela encerrou sua intervenção afirmando que ela não implorará aos líderes mundiais que cuidem do nosso futuro, mas, em vez disso, ela os informará que a mudança está chegando, quer eles gostem ou não. Esta é uma das intervenções mais inspiradoras e poderosas que temos testemunhado aqui em Katowice, que está incentivando os jovens e adultos a tomar ações efetivas e substanciais o mais rápido possível.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *