Escola que transforma através da união

Escolas antenadas com o papel social, alunos comprometidos com o desenvolvimento da comunidade onde vivem e um ambiente habitado por pessoas que promovam a construção de uma sociedade mais justa.

A contemporaneidade trouxe um protagonismo escolar e juvenil imprescindível. É importante que as instituições de ensino incentivem seus estudantes a engajar-se em projetos sociais. É fundamental que os educadores desenhem uma escola onde alunos sejam cooperadores da sociedade e transformem-na positivamente.

Articulem a percepção dos jovens para participar de discussões e procurar soluções para temas relacionados à valorização da vida, do meio ambiente. Desenvolver neles uma mentalidade crítica, cidadã, capaz de criar, inovar, promover, solucionar problemas sociais.

É por isso que o ambiente escolar deve adotar estratégias educativas que ofereçam mecanismos de aprendizagem, em que educandos possam aprender por meio da realidade, desenvolvendo valores como cidadania, dignidade, respeito, solidariedade, empatia e ética.

 

Preparação Especial para Competições Internacionais (Peci) 2014. 

 

A educação é a ponte para um mundo mais humano, digno, sustentável, onde haverá mais tolerância, união e respeito. A educação pode transformar pessoas, mudar a sociedade e a realidade social de um país.

Por meio do conhecimento, pode-se viajar o mundo e conquistar sonhos. É com o aprendizado que estudantes têm a oportunidade de promover o equilíbrio da comunidade onde vivem, ajudando nas tarefas sociais e conscientizando-se que um planeta mais sustentável depende da cooperação de todos.

 

Por: Daiane Rocha, jornalista por formação e pós-graduada em Comunicação Empresarial.

Gabriel Cruz

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *