Escola Diáspora: cursos livres para alimentar a criatividade

Cursos oferecidos gratuitamente pela plataforma Diáspora Conecta exploram artes visuais, audiovisual e gestão criativa. Inscrições vão até 23 de setembro

Por Redação AJN

Que tal alimentar a sua criatividade e explorar suas habilidades nas artes? A Diáspora Conecta, plataforma dedicada à formação e capacitação de profissionais negros do audiovisual, abre inscrições gratuitas para a Escola Diáspora: um programa de cursos livres nas áreas de audiovisual, artes visuais e gestão criativa.

Com programas de ensino baseados metodologias interdisciplinares, com módulos teóricos e práticos, a Escola Diáspora tem como objetivo principal desenvolver as habilidades artísticas e o pensamento crítico dos estudantes.

Em 2020, a Escola Diáspora oferece os seguintes cursos no ambiente digital, que recebem inscrições até o dia 23 de setembro:

1. CINEMA NEGRO NA DIÁSPORA

Ministrado pela professora Janaína Oliveira, o curso fará um panorama histórico e estético de algumas experiências fundamentais do cinema negro na diáspora com ênfase no produção dos EUA e Inglaterra. Encontros de 6 a 9 de outubro. Saiba mais.

2. CAROLINA, TRAJETÓRIA DE UMA NEGRA ESCRITORA

Com o professor Tom Farias. O curso irá tratar da trajetória da escritora mineira Carolina Maria de Jesus: aspectos de sua vida, desde a infância em Sacramento, sua peregrinação por cidades do interior de Minas Gerais e São Paulo, o trabalho doméstico, sua ida para São Paulo, sua vida enquanto moradora na Favela do Canindé, seu sucesso editorial, com a publicação dos seus livros, especialmente “Quarto de despejo: diário de uma favelada”. Encontros de 19 a 23 de outubro. Saiba mais.

3. TRILOGIA DO CORPO: PESQUISA E CRIAÇÃO NO DOCUMENTÁRIO

Com o professor Emílio Domingos. Através da série de filmes intitulada “Trilogia do Corpo”, do cineasta Emílio Domingos, o curso irá abordar as técnicas de pesquisa, argumento, roteiro e realização no documentário. Serão discutidos as especificidades dos filmes “A Batalha do Passinho”, “Deixa Na Régua” e “Favela É Moda”, revelando os métodos de cada produção e o processo de realização dos documentários. Encontros de 26 a 30 de outubro. Saiba mais.

DIÁSPORA CONECTA

A Diáspora Conecta é desenvolvida pela Produtora Portátil com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. O projeto conta ainda com o apoio do Miradasdoc, Projeto Paradiso, Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba, Nordestelab, A Firma, Laranjeiras Filmes, Mantra, Janela do Mundo e Imprensa Mahon.

Quer saber mais? Acompanhe a Diáspora Conecta nas redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube e Twitter

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *