Entenda as ações reais que a COP22 proporciona

| Por: Evelyn Araripe

Patrícia Espinosa, a nova secretária da UNFCCC (Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), e Salaheddine Mezouar, presidente da COP-22 (22ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), lideraram uma conversa com jovens durante a conferência. A ideia do encontro foi ouvir a juventude e fornecer um pequeno resumo das negociações em Marraquexe.

Espinosa, que assumiu a posição no meio deste ano, foi positiva e pediu paciência. “Nós não podemos esperar que todo o mapa vai ficar pronto aqui”. Mas ela garantiu que o foco da conferência é encontrar os melhores caminhos para facilitar a implementação do Acordo de Paris. Espinosa também complementou que na próxima semana, com a presença do rei do Marrocos, Mohammed VI, é esperado que se alcance 150 signatários no acordo criado no ano passado, durante a COP-21, em Paris.

Mezouar usou a sua fala para destacar que Marraquexe é também a COP das finanças. Mais do que garantir compromissos com o Fundo Verde do Clima (da sigla em inglês GCF), ele disse que “nós queremos a regulamentação de mercados”. O presidente também esclareceu que a missão dele nesta COP é “trazer ações reais para expectativas reais”. “Em Marraquexe nós adotamos uma nova língua: a língua das ações reais”, concluiu.

 

Agência Jovem de Notícias

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *