Enem se aproxima e estudantes intensificam a preparação para as provas

Falta pouco mais de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. De acordo com o Inep, 5,7 milhões de estudantes de todo o País estão inscritos para participar das provas, nos dias 3 e 4 de novembro.

Reformulado em 2009, o Enem, além de servir para avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil, também pretende democratizar as oportunidades de acesso à universidade e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.

Por meio do Enem os estudantes podem concorrer a uma vaga em mais de setenta universidades e institutos federais que participam do SISU (Sistema de Seleção Unificada), além de poder participar do Programa Ciência sem Fronteira, do Governo Federal. A nota no Exame também é um dos critérios para a concessão de bolsas do Prouni – Programa Universidade para Todos, nas universidades privadas.

Ter um bom desempenho nas provas é, portanto, meta de milhares de estudantes pelo País, que pretendem ingressar no ensino superior público ou privado com bolsa. “Eu não quero ter de pagar pra fazer uma faculdade e o Enem é a forma mais viável de eu conseguir ingressar no ensino superior de qualidade, sem pagar por isso”, analisa Caio César Ferreira, 18.

O exame é composto por quatro provas objetivas e uma redação. Ao todo serão 180 questões divididas em quatro áreas do conhecimento: Ciências da Natureza, de Ciências Humanas de Linguagens, Matemática.

Os candidatos terão quatro horas e meia para responder às questões do primeiro dia, No segundo, os estudantes terão que fazer a redação e as provas durarão uma hora a mais.

Preparação para as provas

Nessa reta final é importante saber o quanto se está preparado e quais os pontos merecem um reforço nos estudos. Nesse caso, os simulados podem ser bons aliados. Os estudantes podem fazer simulados nas escolas, cursinhos ou em sites na internet. “Eu não me julgo muito preparado ainda. Pretendo dar uma boa lida nas atualidades e rever as matérias do meu caderno. Além disso, quero fazer alguns testes na internet”, planeja Caio.

Uma boa oportunidade de testar o desempenho no exame é o simulado online, gratuito, que será realizado, nos próximos dias 6 e 7, pela Geekie, uma empresa especialista em desenvolver tecnologias para o processo de ensino-aprendizagem.

O simulado segue a mesma metodologia utilizada pelo Enem, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) – que atribui pesos diferentes a questões de acordo com o grau de dificuldade. O diagnóstico que o aluno receberá ao final do teste aponta para quais as matérias deve estudar mais nos últimos trinta dias antes do Enem.

Além disso, indica a sua posição no ranking de participantes e se a pontuação obtida corresponde ao corte da instituição em que pretende estudar. “A ideia é oferecer ao maior número de pessoas a chance de ter a melhor preparação para o Enem a partir da análise de seus resultados. Percebemos que as ferramentas de avaliação hoje disponíveis são muito rudimentares, então criamos uma que trouxe mais inteligência para esse processo”, afirma Cláudio Sassaki, cofundador da Geekie.

Estar antenado com o que acontece no mundo também é importante para obter bons resultados. Nesse caso, a leitura diária dos jornais, além de uma boa revisada nos episódios mais importantes do último tempo é um item fundamental no plano de estudos.

 

Serviço:

As inscrições para participar Simulado do Enem online gratuitamente realizado pela da Geekie estão disponíveis no site.

Leia o Manual “A redação no Enem 2012 – Guia do Participante”.

O Inep preparou um site para tirar todas as dúvidas sobre o Enem 

 

da Redação da Agência Jovem

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *