Em torno da Estação Varginha

Série fotográfica de jovem morador do extremo sul de são Paulo está em cartaz no Museu da Imagem e do Som

Em Torno Estação Varginha – Vitor Almeida em Exposição no MIS-SP

Uma série fotográfica que apresenta quinze cenas cotidianas realizadas em 2017, quando a futura estação Varginha da CPTM estava com as obras inacabadas e paralisadas há aproximadamente quatro anos.

Foto: Vitor Almeida / Divulgação

Esse ensaio, além de escancarar a situação da edificação, marca as relações com seu entorno, com a ocupação do território, ao mesmo tempo que nos apresenta o olhar atento de seu autor. O jovem artista buscou abordar como os moradores e frequentadores do espaço – crianças e adultos – adaptaram-se e começaram a usufruir do local, tanto com brincadeiras quanto convivendo com o perigo.

Vitor Almeida (1999), que assina a série, nasceu e foi criado no extremo sul de São Paulo, bairro Jardim Varginha. Começou sua jornada na fotografia aos dezessete anos, quando ingressou no Curso de Processos Fotográficos oferecido pela escola Etec de Artes. Durante o curso, foi incentivado a produzir diversos projetos visuais, tendo se identificado com a fotografia documental e com o jornalismo. A partir de experiências pessoais vivenciadas no seu cotidiano como um morador do extremo da capital, Almeida vem retratando diversos temas que abordam os conflitos e interações que atingem esse lado da sociedade.

“Em torno da Estação Varginha” está em exposição no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP), de 16/12 à 06/02/2022, com entrada gratuita de terça à domingo, das 10h às 18h. O endereço é: Av. Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo – SP, 01449-000. Saiba mais sobre os protocolos do MIS para tempos de pandemia no site.

Siga o Vitor no Instagram:

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *