Em SP, feira terá expositores de países mais procurados por jovens para fazer intercâmbio

A Belta, Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio, realizará no início de março de 2013 a Feira do Intercambista. O evento promoverá o encontro entre interessados em fazer cursos no exterior, agências de intercâmbio e instituições de ensino internacionais.

Desde 2000 a associação organizava a ExpoBelta, que passa a ser conhecida como Feira do Intercambista a partir de 2013. “Com novo nome e melhorias no formato, vamos trabalhar mais próximo do nosso público, conseguindo colocar à disposição o máximo de informação de qualidade para que ele possa escolher onde estudar no exterior”, comenta Carlos Robles, presidente da Belta.

A associação manteve o local que vinha usando nos últimos anos, o Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, porém alterou as datas, antecipando para o primeiro fim de semana de março, dias 2 e 3. “Decidimos adiantar os dias da feira para ajudar os interessados em estudar no exterior a se planejar já desde o início do ano”, comenta o presidente. Nos últimos três anos, a feira teve mais de 200 expositores que atenderam cerca de 30 mil visitantes.

Durante os dias do evento estão programadas palestras sobre estudos em diversos países, além de concursos culturais que darão até bolsas de estudo no exterior. E como em todas as edições anteriores da ExpoBelta, a Feira do Intercambista também terá um país convidado, a Espanha. “Essa é uma excelente oportunidade para apresentar a ampla oferta que temos neste segmento”, diz Elvira Marcos Salazar, cônsul de turismo do país ibérico no Brasil.

Segundo os dados do órgão espanhol, em 2011 cerca de 360 mil brasileiros visitaram o país, quase 50% a mais que em 2010. E apenas no primeiro trimestre de 2012, mais de 80 mil viajantes do Brasil estiveram na Espanha. “O turismo educacional também contribui para aumentar o número de turistas ao longo dos anos, uma vez que os jovens que estudam no país retornam como turistas, levando a família e os amigos”. A cônsul destaca ainda a alta taxa de fidelidade. “Cerca de 80% dos nossos visitantes acabam retornando”. Segundo pesquisa feita pela Belta, a Espanha é procurada por mais de 70% dos estudantes que querem aprimorar o idioma espanhol no exterior.

A feira também contará com a presença da Comissão Europeia e de escolas estrangeiras dos principais idiomas do mundo como inglês, espanhol, francês de todos os principais países como UK, EUA, Colômbia, Canadá, França, Nova Zelândia, inclusive da China, que será representada pela Universidade de Pequim (PKU), primeira universidade nacional da história moderna chinesa.

Com entrada gratuita, a feira será no Centro de Convenções Frei Caneca, espaço interno do Shopping Frei Caneca, à Rua Frei Caneca, 569 – 4º Andar, Consolação, São Paulo (SP), das 14 às 19 horas. Mais informações no site www.feiradointercambista.com.br.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *