Em São Paulo, Juventude Viva inicia encontros para a criação dos núcleos de comunicação

Fotos de Franciele Meireles  (2)

Da Redação / Fotos de Franciele Meireles, jovem comunicadora.

Na quarta-feira, 06/08, foi iniciada a primeira turma de adolescentes e jovens que irão constituir os núcleos de comunicação, no âmbito das ações do Plano Juventude Viva, em São Paulo. O grupo é composto por moradores dos distritos do Campo Limpo, Vila Andrade e Capão Redondo, zona sul da cidade, integrantes de diversos coletivos juvenis, que passam a se reunir semanalmente.

O projeto, que leva o nome de Núcleos da Agência Jovem de Notícias, é executado pela Viração Educomunicação, em parceria com a  Coordenadoria da Juventude, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). Além da zona sul, também serão constituídos grupos das regiões da Brasilândia, Itaim Paulista e Itaquera, territórios de abrangência do Plano Juventude Viva.

A ONG Viração Educomunicação, que atua com mobilização, comunicação e participação de adolescentes e jovens, é responsável por coordenar as atividades dos núcleos. Na zona sul, conta com o apoio do Espaço Cultural CITA – Centro de Integração de Todas as Artes, Escola de Notícias e da TV DOC Capão.

As atividades dos núcleos acontecem em duas etapas. A primeira é um ciclo de encontros semanais relacionados aos temas direitos humanos, juventude, enfrentamento do racismo e participação cidadã. Ao final desses encontros, no segundo ciclo, um plano de comunicação e mobilização, construído pelos jovens deve ser colocado em prática em cada região, sempre com o objetivo de sensibilizar e chamar a atenção dos moradores às questões que envolvem violência e outras vulnerabilidades da juventude negra e de periferia e a promoção de seus direitos. As atividades do plano de ação devem acontecer de forma transversal às outras ações desenvolvidas pela Prefeitura de São Paulo no Plano Juventude Viva.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *