Adolescentes lançam campanha contra o trabalho infantil em São Paulo

A campanha “É da nossa conta! Trabalho Infantil e Adolescente” será lançada em 7 capitais do País

Por Akhim  Nazareth, jovem comunicador de São Paulo (SP)

Nesta quinta-feir,a (11), nem a chuva conseguiu impedir a reivindicação dos adolescentes e jovens comunicadores e comunicadoras da campanha É da nossa conta! Trabalho Infantil e Adolescente que saíram às ruas para protestar contra a exploração do trabalho infantil e adolescente.

A campanha é uma iniciativa da Fundação Telefônica juntamente com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e conta com  a colaboração de diversos parceiros, entre eles a ONG Viração Educomunicação, responsável pela produção de conteúdo adolescente e jovem. Por meio da Viração, um grupo de 15 adolescentes e jovens produziu um encarte sobre o tema do trabalho infantil e adolescente para seus pares.

A distribuição desse encarte ocorreu na avenida Paulista, inicialmente, na porta da Escola Estadual Rodrigues Alves, onde o foco eram crianças e adolescentes e, posteriormente, em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, onde se alcançou um público mais jovem e pôde interagir também com os adultos que transitavam pela famosa avenida paulistana. A intenção do grupo foi bem sucedida com uma grande mobilização e interação de todas as partes.

Além do encarte, houve também a distribuição de um kit da campanha que continha uma cartilha informativa, um gibi da Turma da Mônica desenhado especialmente para a campanha, fitinhas de pulso e adesivos.

A meta da campanha É da nossa conta! Trabalho Infantil e Adolescente é dar visibilidade ao tema e gerar um debate entre adolescentes, jovens e toda a sociedade civil sobre a situação dos pequenos brasileiros que ainda sofrem com a exploração do trabalho infantil e adolescente no país.

A campanha também será lançada por adolescentes e jovens de outras capitais: Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Teresina (PI) e Belém (PA).

É da nossa conta! Trabalho Infantil e Adolescente. Uma campanha colaborativa da Fundação Telefônica em Co-realização com OIT e UNICEF

Dividida em quatro estratégias – Reconheça, Questione, Descubra e Compartilhe – a campanha É da nossa conta! pretende sensibilizar e potencializar ações junto a diversos públicos, incluindo crianças, adolescentes, jovens e especialistas em trabalho infantil para que se tornem agentes multiplicadores, produzindo e compartilhando informações sobre o tema nas redes sociais. Saiba mais em http://bit.ly/OlDlKY

O que fazer? Identificou alguma situação de trabalho infantil? Comunique ao Conselho Tutelar de sua cidade, ao Ministério Público ou a um Juiz de Infância. Há a opção também de denunciar pelo telefone ou site do Disque 100 – Disque Denúncia Nacional: www.disque100.gov.br 

Como compartilhar? Fique de olho nas notícias e dados no site e redes sociais da Rede Promenino, converse sobre o tema com as pessoas ao seu redor e compartilhe opiniões e informações a respeito nas redes com a hashtag #semtrabalhoinfantil.

http://www.facebook.com/redepromenino 
www.promenino.org.br
@promenino no twiter
#semtrabalhoinfantil

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *